Ciberataques com base na cloud aumentaram 48% em 2022
Os ciberataques com base na cloud aumentaram 48% em 2022, revela a Check Point Reserach, empresa de threat intelligence. Os maiores aumentos foram registados na Ásia (+60%), seguidos pela Europa (+50%) e pela América do Norte (+28%).
Este aumento dá-se ao mesmo tempo que as empresas investem cada vez mais operações na cloud, fruto da escalada da transformação digital. os ciberataques deste foro podem levar a uma perda de dados prejudiciais, malware e ataques de resgate (ransomware).
Assim, a Check Point Reserach partilha alguma dicas de cibersegurança para as empresas:
- Backup dos dados na cloud. Se os seus dados forem alguma vez comprometidos, ter uma cópia de segurança torna a sua recuperação muito mais simples.
- Controlar o acesso de aplicações de terceiros. Verificar o grau de acesso que as aplicações de terceiros têm.
- Utilizar uma autenticação de dois factores.
- Utilizar redes logicamente isoladas e micro-segmentos. Implementar recursos e aplicações críticas para o negócio em secções logicamente isoladas da rede da cloud do fornecedor, tais como Virtual Private Clouds (AWS e Google) ou vNET (Azure).
- Desloque a sua segurança para a esquerda. Incorporar a segurança e a protecção de conformidade numa fase precoce no ciclo de vida do desenvolvimento.