Churchill’s aposta em nova imagem para celebrar cinco décadas
A Churchill’s vai entrar na sua quinta década e para comemorar apresenta uma nova imagem dos seus vinhos do Porto e Douro. O rebranding pretende reforçar o perfil da marca enquanto “produtor boutique, líder na inovação e na produção sustentável, ao mesmo tempo que conta a história de empreendedorismo do seu fundador”, revela a insígnia em comunicado.
«Dois conceitos que estão na essência da nossa renovação de imagem são beleza e minimalismo. Queríamos que a imagem dos nossos vinhos transparecesse a verdade do vinho e a filosofia de mínima intervenção com que produzimos os nossos vinhos, ainda com processos artesanais», explica Zoe Graham, filha do fundador da Churchill’s, Johnny Graham.
Os vinhos da marca são produzidos com uvas apanhadas e seleccionadas à mão e pisadas a pé nos antigos lagares da Quinta da Gricha, no Douro. Desta forma, o design da “nova” Churchill’s, desenvolvido pelo estúdio londrino Made Thought, apresenta pequenas transformações que vão do rótulo em forma de diamante ao uso da letra minúscula no logótipo da marca, até a um afastamento do brasão desta categoria, dando lugar a símbolos que remetem para a história da família e dos seus vinhos.
A coroa mantém-se, mas a nova aposta passa a incluir uma torre e uma concha. A primeira provém dos lagares de granito da Quinta da Gricha e representa a filosofia de mínima intervenção da Churchill’s no processo de vinificação. A segunda tem origem na heráldica da família Graham e remonta ao símbolo original utilizado pela empresa quando se instalou em Portugal, pela primeira vez, em 1808.
A sustentabilidade não ficou de fora nesta mudança, já que as novas embalagens utilizam cápsulas 100% recicláveis, assim como gamas ecológicas de papel, certificadas pela FSC. A marca passa também a usar garrafas mais leves para os seus vinhos do Douro, permitindo uma redução de 12% no peso das garrafas em toda a gama, o que representa metade do volume anual total da Churchill’s nesta categoria