Vamos às compras?
Mais de 1,5 milhões de encomendas circulam por ano na rede pickup da chronopost. A prova de que fazer compras sem sair de casa já entrou, definitivamente, na rotina dos consumidores
A Chronopost tem uma oferta completa para quem já está ou pensa lançar-se no e- -commerce. Desde a disponibilização de plug-in’s de integração no website, passando pela escolha do tipo de entrega ao destinatário, até ao processo simplificado de devoluções, a oferta está estruturada para que o e- -retailer tenha todas as opções para melhor vender online.
Ainda que sejam e-retailers que estejam presentes em plataformas de vendas entre particulares, podem ser impactados pela mais recente inovação da oferta da Chronopost, o Shop2Shop. Trata-se de um processo de depósito e levantamento numa das 600 lojas Pickup, com o recurso a uma e- -label, dispensando a impressão de etiquetas de expedição. O comprador recebe um SMS no momento da entrada em loja da encomenda, validando o levantamento com um pin code.
Do outro lado, o e-shopper tem ao seu dispor uma app (mychrono) que lhe permite não só saber o estado da sua encomenda, como alterar o dia ou local de recepção da mesma, graças ao sistema Predict disponibilizado para as entregas ao domicílio.
Além disso, poderá saber a janela horária de uma hora em que vão efectivar a entrega. Se tiver optado pela opção de levantar a encomenda nas lojas Pickup poderá consultar quais as mais próximas de si, tendo a gestão do dia e horário em que irá proceder ao levantamento da encomenda.Há que lembrar que, em alguns sectores, como o fashion, as devoluções são um ponto a ter em atenção para quem vende online, ou não fossem cerca de 53% os e-shoppers que consultam antes da compra a política de devolução da marca, para perceberem qual o esforço que vão colocar nessa operação.
A pensar nisso a Chronopost criou o portal return-my-parcel, que permite ao e-shopper devolver a encomenda com o mesmo número que recebeu, através de uma loja Pickup ou com recolha em sua casa. Mas há mais factores a considerar. 64% dos consumidores consideram importante saber qual será a transportadora que irá entregar as suas encomendas.
Ao mesmo tempo o retalhista quer estar tranquilo quanto à boa recepção dos seus artigos. Por isso a escolha da operadora com que trabalham é feita de forma cuidada. E se é importante o cumprimento de prazos, também o é que seja dada a quem comprou a mesma flexibilidade no momento da recepção da encomenda, seja quanto ao local, data ou horário. «A existência de um processo simplificado e com total informação do princípio ao fim da entrega torna a mesma cómoda e rápida», assegura a Chronopost.
Tudo soluções para que o receio de comprar online, associado à questão do pagamento e até da entrega, deixe de afastar os compradores menos habituais.