Chocolate neutro em carbono? KitKat aponta para 2025
A marca de chocolates KitKat tem um novo objectivo para 2025: ser neutra em carbono. A intenção é reduzir em mais de 50% as emissões de carbono geradas no abastecimento de matérias-primas, produção e distribuição, de forma a que a actividade da insígnia detida pela Nestlé não tenha um impacto prejudicial no Planeta.
Segundo a Nestlé, a maioria das emissões ocorre durante a produção das matérias-primas, como cacau e leite. Por isso mesmo, o trabalho passará por encontrar alternativas para esta fase do negócio, promovendo também iniciativas de recuperação das florestas, apoio à transição para a agricultura regenerativa e transição para electricidade renovável nas fábricas.
“Quaisquer emissões que não possam ser eliminadas, a marca investirá em projectos compensatórios de elevada qualidade, com base em soluções climáticas naturais”, indica o KitKat em comunicado. É nesse sentido que nasce, por exemplo, a parceria com a The Carbon Trust, consultora global ligada à sustentabilidade e às alterações climáticas que vai ajudar a medir a pegada de carbono actual da marca.
A marca compromete-se também a alargar o trabalho junto dos produtores de cacau, óleo de palma, cereais, açúcar e lacticínios para que implementem métodos agrícolas mais amigos do ambiente – desde a redução de fertilizantes químicos a melhor gestão dos solos.