«Chocapic Original reduziu em 41% o teor de açúcares»
A marca Chocapic está a assinalar os seus 35 anos com um passatempo em que convida os portugueses a darem uma nova vida às suas embalagens. Os 35 melhores trabalhos ganham um fim-de-semana em família.
Produzida em Portugal (na fábrica de Avanca) há mais de três décadas, a marca pretende com este passatempo estimular a criatividade dos portugueses ao mesmo tempo que desperta os mais novos para um mundo mais sustentável.
Aproveitando o aniversário, estivemos à conversa com Elsa Santos, Business Development manager de Cereais Nestlé, para perceber as grandes mudanças que esta categoria tem vindo a enfrentar nos anos mais recentes e as respostas que a marca tem dado.
Quais os momentos mais relevantes na história de Chocapic em Portugal nestes 35 anos?
Ao longo de 35 anos existem muitos momentos na história de Chocapic que merecem destaque. Destacamos, em 1991, a introdução da mascote Pico; em 2015, o redireccionamento da comunicação da marca que deixou de ser dirigida para as crianças e passou a ser dirigida aos pais, fruto duma iniciativa voluntária da Nestlé com o objectivo de promover o consumo responsável e não excessivo pelas crianças; em 2018, o lançamento da variedade Bio; e o novo posicionamento da marca em 2020, assumindo um papel mais activo e pedagógico tornando-se um verdadeiro parceiro dos pais e das crianças no desenvolvimento de futuras gerações mais conscientes e responsáveis.
A base de clientes de Chocapic mantém-se fiel (apesar do avançar da sua idade) ou vai-se renovando com a entrada dos consumidores mais novos (os “jovens” de 40 anos continuam a consumir Chocapic ou compram apenas para os seus filhos)?
Chocapic é uma marca dedicada a crianças a partir dos 6 anos, mas sabemos que as “crianças dos anos 80” continuam a consumir Chocapic e a passar este hábito aos seus filhos, quase como uma “passagem de testemunho”.
O que mudou nestes 35 anos no produto? Como se adaptou ao maior cuidado que hoje existe com o consumo de açúcares, por exemplo?
Desde 2003 que os cereais Nestlé têm vindo a melhorar as suas receitas, confirmando o seu compromisso em oferecer um pequeno-almoço cada vez mais saudável, sem comprometer o seu sabor. Uma das maiores conquistas foi tornar os cereais integrais no ingrediente principal de toda a gama de cereais de pequeno-almoço Nestlé (excepto os corn flakes à base de milho). Em concreto Chocapic Original (que representa mais de 90% das vendas da marca) reduziu em 41% o seu teor de açúcares e em 56% o seu teor de sódio ao mesmo tempo que aumentou 129% o seu teor de fibra.
Com as novas tendências de consumo, de que maneira tem vindo a ser adaptado o portfolio de produtos da marca Chocapic?
Na Nestlé estamos atentos à evolução das necessidades e preocupações dos consumidores. De uma forma geral, os consumidores procuram cada vez mais uma alimentação saudável e equilibrada embora sem prescindir do sabor e da experiência sensorial com os alimentos, adicionalmente as questões da praticidade e sustentabilidade têm trazido novas exigências às marcas.
Como referido anteriormente, a receita de Chocapic Original tem vindo a ser melhorada por forma a responder a estas necessidades e a marca tem apostado em lançamentos de novos produtos como o Chocapic Bio e de uma forma transversal à gama procurado soluções mais sustentáveis nomeadamente ao nível da embalagem.
No sentido de ajudar os consumidores a fazerem melhores escolhas nutricionais, a Nestlé, desde o ano passado, tem vindo a implementar o Nutri-Score, um sistema de avaliação do perfil nutricional dos productos, que se encontra na frente das embalagens. Graças à escala de cinco níveis que combina letras e cores, os consumidores conseguem rapidamente ter uma leitura sobre o perfil nutricional de cada alimento e comparar opções dentro de cada categoria.
Quais os principais desafios que a marca (e a categoria como um todo) enfrentam? E as principais oportunidades?
O maior desafio continua a ser dar resposta à crescente exigência do consumidor no que diz respeito ao perfil nutricional sem, contudo, comprometer o sabor e a experiência de consumo. Em paralelo a Nestlé está comprometida em procurar soluções cada vez mais sustentáveis mantendo a qualidade e conservação do produto em óptimas condições
Com um consumidor a declarar-se, cada vez mais, preocupado com o ambiente e a sustentabilidade, o que está a ser feito pela marca para reduzir o seu impacto desde a produção até ao momento em que o cliente descarta a embalagem?
Como referido, a Nestlé está a dar passos importantes para tornar a cadeia de valor dos seus produtos mais sustentável, comprometendo-se, por exemplo, a que 100% das suas embalagens sejam recicláveis ou reutilizáveis até 2025.
No caso de Chocapic a sua embalagem está pronta a reciclar bastando para isso colocar o saco no ecoponto amarelo e a embalagem de cartão no ecoponto azul. Por outro lado, a produção é feita em Portugal, na nossa fábrica de Avanca, desde o seu lançamento em 1986, encurtando a distância desde a produção ao consumidor e contribuindo para a economia local.
Texto de Maria João Lima