Chinesa Geely compra táxis londrinos
E os táxis de Londres foram salvos por uma empresa chinesa. A Geely, uma das principais fabricantes privadas do seu país e que em 2010 tinha adquirido a marca sueca Volvo, comprou agora a Manganese Bronze, nem mais que a empresa que produz os míticos táxis negros de Londres.
O grupo chinês, que já respondia por 23% da empresa desde 2006, vai pagar 12,6 milhões de euros.
Recorde-se que o processo da Manganese Bronze veio a público em Outubro quando foi colocada sob administração judicial, depois de quatro anos sem dar lucro. Na altura, foram despedidos 300 trabalhadores.
A Geely garante que tenciona manter a produção e os actuais postos de trabalho por que a empresa responde no Reino Unido. «Estamos decididos a restaurar o sucesso desta marca emblemática que é conhecida, reconhecida e admirada em todo o mundo», afirmou o presidente e fundador do Grupo Geely, Li Shufu.
Um trabalho que não será fácil tendo em conta que ainda o ano passado – e em paralelo com os problemas financeiros – foram detectados alguns defeitos que poderiam pôr em causa a segurança do seu modelo TX4, tendo mesmo sido retiradas do mercado 400 unidades.
A empresa britânica é responsável pela circulação dos táxis nas ruas de Londres desde 1948.