Chinês quer rivalizar com Hollywood
O conglomerado chinês Wanda Group lançou o projecto de uma “cidade do cinema” em Qingdao, para que as produções chinesas possam rivalizar com Hollywood. O Wanda Group, cujo proprietário Wang Jianlin foi considerado o homem mais rico da China segundo a revista Forbes, vai investir cerca de 50 mil milhões de yuans (6,1 mil milhões de euros) no projecto.
O complexo com 376 hectares, 200 dos quais destinados à produção cinematográfica, só deve começar a funcionar em 2016, refere o Oje. A cidade do cinema em Qingdao incluirá um “museu de cera”, uma sala de projecção com 3.000 lugares, montanhas russas aquáticas, um centro comercial, sete hotéis, uma estrutura hospitalar e um iate clube. O complexo terá 20 estúdios, incluindo “o maior do mundo” com 10.000 metros quadrados, e deverá produzir “pelo menos uma centena de filmes anualmente.
Leonardo DiCaprio, Nicole Kidman, John Travolta, Ewan McGregor, Christoph Waltz e Catherine Zeta-Jones participaram na cerimónia de lançamento ao lado de vedetas chinesa, como a actriz Zhang Ziyi e os actores Jet Li e Xu Zheng.
“Este é um grande projecto que visa aplicar a política nacional para tornar (a China) uma potência cultural”, reforçando o aparecimento de uma “Chinawood” na cena internacional, disse Wang Jianlin na cerimónia, citado pela agência France Presse. O Wanda Group referiu ter concluído “acordos de princípio” para garantir que anualmente serão rodados no complexo cerca de três dezenas de filmes estrangeiros.