China vai ser o primeiro país do Mundo com mais de 50% das vendas de retalho online

Pela primeira vez em todo o Mundo, haverá um país onde mais de metade das vendas de retalho chega do comércio electrónico. A previsão é da eMarketer e diz respeito à China: já este ano, a China deverá ver 52,1% de todas as suas vendas do canal retalhista a corresponder ao ecommerce, o que compara com os 44,8% registados em 2020.

“Isto significa que, pela primeira vez em qualquer parte, a maioria das vendas de retalho de um país inteiro terá lugar online”, aponta a empresa de estudos de mercado. O comércio electrónico de retalho na China deverá chegar perto dos 2,8 milhões de milhões de dólares este ano, numa trajectória ascendente que deverá prolongar-se nos anos seguintes.

Segundo a eMarketer, as vendas online de retalho da China deverão atingir os três milhões de milhões de dólares em 2022, altura em que responderão por 55,6% do total de vendas. Em 2024, as estimativas apontam para cerca de 3,5 milhões de milhões de dólares, o equivalente a 58,1% do total.

O crescimento do ecommerce na China torna-se ainda mais significativo quando colocado lado a lado com o de outras geografias. O segundo país com o maior peso das vendas online no total das vendas de retalho é a Coreia do Sul, mas as previsões não vão além dos 28,9% para 2021. Nos EUA, 15% é a propoção apontada pela eMarketer, ao passo que a média na Europa Ocidental é de 12,8%.

O ponto de viragem da China terá acontecido por volta de 2019, quando as vendas online de retalho passaram de 29,2% (2018) para 34,1% do total. Desde então, a subida tem sido progressiva. Isto significa que o crescimento do comércio electrónico neste país vinha já do pré-pandemia, embora a crise sanitária tenha contribuído para acelerá-lo.

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