ChickenStock. KFC cria banco de imagens… de frango frito
O KFC reparou que muitos restaurantes utilizam imagens dos seus produtos que encontram na internet para promover os próprios negócios. Basta alterar o logótipo e já está, eis um anúncio um menu com frango apetitoso mas que, na verdade, é de outra cadeia de restauração. Confrontado com o problema, o KFC decidiu… ajudar a concorrência.
Em parceria com a agência TBWA\RAAD, é assim que nasce o ChickenStock, banco de imagens online onde as fotografias dos produtos KFC estão disponíveis, em alta definição, para qualquer pessoa descarregar. “Querem roubar as nossas imagens? Está bem, mas façam-no como dever ser, por favor.”
Mas a acção publicitária não se fica por aqui. O KFC consegue identificar os restaurantes que descarregam as imagens através do ChickenStock, com base no respectivo endereço IP, pelo que o passo seguinte é mostrar aos consumidores aquilo que estes restaurantes andam a fazer.
Num vídeo partilhado pelo KFC, vários cartazes a denunciar os menus “contrafeitos” são afixados junto aos restaurantes que utilizam as imagens como se fossem suas: “Podem roubar as nossas imagens, mas nunca roubarão o nosso sabor.”