Chep prevê tendências de consumo em Portugal
Existe na Austrália desde 2011, tendo sido alargado a outros países desde então, mas só recentemente chegou a Portugal. O Chep Retail Index é um índice trimestral que prevê a actividade e as tendências de consumo do sector do retalho em cada mercado onde está presente. Desenvolvido pela Chep, tem como missão preencher uma lacuna que a empresa acredita existir na capacidade de as empresas tomarem decisões estratégicas e alinhadas com o futuro.
Filipa Ferreira Mendes, country general manager da Chep Portugal, explica que o acompanhamento próximo que a Chep proporciona permitiu encontrar esta falha e criar uma solução. «A Chep investiu no desenvolvimento desta ferramenta que permite aos seus clientes fazer um correcto planeamento dos seus recursos, face à evolução tão dinâmica do nosso mercado», conta a responsável.
O Chep Retail Index, elaborado em parceria com a Metiora, tem por base dados conseguidos através de informações agregadas de mais de 45 milhões de movimentos de paletes. Cruza o histórico de mais de cinco anos da Chep com dados macroeconómicos de Portugal, aplicando técnicas de Deep Learning.
O índice de retalho vai já na sua quarta edição em Portugal, tendo sido lançado em Outubro do ano passado a propósito dos 25 anos da empresa no País.