Chegou aos setores do Retalho e Restauração a verdadeira gestão omnichannel
MARKETEER CONTENTSDa pandemia surgiu a tempestade perfeita, que fez explodir o comércio online, atirando-nos para uma realidade que, agora sim, é verdadeiramente omnichannel!
Com a escalada da pandemia, o mundo virou do avesso e fez emergir a necessidade de vendedores e consumidores se encontrarem online, em plataformas de comércio eletrónico e lojas online, onde não havia riscos de contágio nem de propagação do vírus.
De um dia para o outro percebemos que o mundo cabe nas nossas mãos, e que pequenos equipamentos ligados à internet abrem as portas para um gigantesco mercado mundial com um potencial enorme.
Os negócios presos ao comércio tradicional reinventaram-se e experimentaram as maravilhas do comércio online, aventurando-se no mundo da verdadeira gestão omnichannel. Mas será que ter mais canais de venda representa aumentar o trabalho administrativo? Essas são algumas das maravilhas da tecnologia.
Como aumentar os canais de venda, sem aumentar o trabalho administrativo?
A fórmula- mais canais de venda é igual a mais trabalho administrativo- não é necessariamente verdade. Hoje em dia já existem sistemas de gestão cloud desenhados precisamente para responder a esta realidade omnichannel que estamos a viver.
O Jasmin, um software de gestão cloud com chancela Primavera, uma das mais conceituadas tecnológicas portuguesas, foi desenvolvido precisamente para os gestores com um mindset digital, ávidos de aproveitar todas as oportunidades que a internet nos trouxe.
Através deste software cloud, é possível gerir várias lojas no mesmo backoffice e acompanhar os resultados de cada uma em tempo real e a partir de qualquer lugar, seja em casa, em viagem ou onde for mais oportuno.
De que forma o modelo comercial omnichannel pode aplicar-se ao setor do retalho?
Imaginemos uma marca de roupa, por exemplo. Além da loja física, vende também online – a partir do seu website e redes sociais – e ainda tem vários artigos disponíveis em plataformas de ecommerce.
Com um software preparado para a gestão de vários canais de venda em simultâneo, como é o Jasmin, aderir ao ecommerce não irá implicar mais trabalho – apenas mais vendas!
Este software permite a gestão global e integrada de várias lojas e espaços comerciais, desde a frente de loja (física e online), como todos os processos que estão por detrás do negócio, desde a gestão de artigos, preços, campanhas, os stocks, compras a fornecedores, até dashboards de resultados e previsões de vendas por loja.
A lógica omnichannel é aplicável à restauração?
Com toda a certeza! Basta pensarmos nos exemplos do takeaway e dos serviços de delivery.
Com a reabertura gradual das portas dos restaurantes, cafés e bares, as entregas em casa mantiveram-se, tal como os serviços de takeaway. Gerir estes vários canais tornou-se mais complexo, mas por isso é que os sistemas de apoio à gestão também evoluíram.
O Jasmin é uma solução que permite a gestão global e integrada de restaurantes, onde é possível gerir os espaços físicos, controlar os pedidos para as várias mesas, faturar rapidamente ao balcão, gerir compras e stocks, ao mesmo tempo que controla os pedidos de entrega.
Pode até integrar a informação proveniente de diversas apps dos parceiros que garantem o serviço de entregas ao domicílio. Assim, todos os dados relacionados com o negócio estão no mesmo sistema, garantindo um controlo muito mais rigoroso do negócio.
Se ainda não está a aproveitar todo o potencial das vendas online, já não há muitas desculpas para tal!
Conheça em detalhe o Jasmin, software de gestão cloud, e crie já as bases para um negócio com futuro.