Chegaram ao Google Maps as rotas ecológicas para ajudar o planeta
Quando planeia uma viagem, é provável que abra a aplicação do Google Maps e pesquise a rota mais rápida para chegar ao destino. Contudo, a deslocação feita num menor período de tempo nem sempre é a mais económica ou ecológica e, como tal, o serviço da Google revela uma nova funcionalidade que fornece rotas amigas do planeta (e também da carteira).
Já disponível em 40 países europeus, a mais recente actualização do Google Maps permite aos utilizadores optimizar as rotas, poupando combustível e reduzindo as emissões de carbono. Assim, além de exibir o percurso mais rápido, a app mostra também aquele que é mais eficiente, sendo que, por vezes, ambos podem coincidir. Com apenas alguns cliques, o utilizador pode ver a poupança relativa de combustível, a diferença de tempo entre as duas rotas e escolher a que melhor se adapta a si.
De acordo com a Google, desde que as rotas ecológicas foram disponibilizadas nos EUA e no Canadá já ajudaram a remover mais de meio milhão de toneladas métricas de emissões de carbono – o equivalente a remover 100 mil carros movidos a combustível das estradas.
Esta tecnologia deve-se aos insights do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia dos EUA e aos dados da Agência Europeia do Meio Ambiente. Ao combinar estas informações com as tendências de condução do Google Maps, foi possível desenvolver modelos avançados de aprendizagem sobre os tipos de motores mais utilizados em cada região.