Chefs portugueses querem #Tomates para lidar com o COVID-19
Ljubomir Stanisic acredita que o «Governo não tem tomates para fechar os restaurantes» e, embora tema as consequências de uma decisão como esta, está certo de que é o melhor passo a dar. Em entrevista à TVI, o chef de restaurantes como 100 Maneiras afirma que apenas farmácias, hospitais e supermercados deviam estar abertos.
«Não sei como vou pagar os ordenados ao final do mês de 80 famílias, mas prefiro proteger os funcionários», disse ainda Ljubomir Stanisic. «Os restaurantes que se lixem, o mais importante é a saúde pública.»
Ljubomir Stanisic sublinha ainda que é melhor fechar já do que depois, uma vez que o Governo terá sempre encargos financeiros elevados para lidar com a situação. Sendo a restauração um dos sectores mais importantes em Portugal, foram prometidas medidas para apoiar os empresários, quando verificassem que a facturação desceu pelo menos 20%. O chef garante que, em muitos casos, a quebra já ultrapassou os 50%.
Apesar de não existirem recomendações do Governo nesse sentido, Ljubomir Stanisic já fechou as portas dos seus restaurantes e apela a que outros façam o mesmo. Nas rede sociais, não faltam demonstrações de apoio: