Chapéu utilizado por Trump durante campanha foi esculpido em mármore. Está à venda por 45 mil euros

A escultora Robin Antar recriou em mármore branco Carrara o icónico chapéu utilizado por Trump (e pelos seus apoiantes) – em que se lê a famosa frase “Make America Great Again” (MAGA) – durante a campanha presidencial que o levou à vitória no passado dia 5 de novembro.

Esta foi a primeira peça da série de Antar, “O que está a acontecer na América agora”, que representa o ambiente político atual da América, e está à venda por 48 mil libras, o equivalente a cerca de 45 mil euros. Apesar de não ter sido esculpida durante a campanha eleitoral, esta é uma peça marcante na coleção que também inclui um par de luvas de boxe e a Constituição dos EUA num nó, esculpida no mesmo mármore de Carrara utilizado para esculpir o chapéu.

O chapéu MAGA de mármore foi criado depois de Donald Trump ter usado o acessório pela primeira vez na campanha eleitoral de 2016. Antar recorda que quando o divulgou, gerou tanta controvérsia nas suas redes sociais que teve de remover as fotografias do seu site e Instagram durante vários meses. Agora, com a eleição de Trump, a artista está a dar outra hipótese à obra. Na semana passada, decidiu voltar a mostrá-la ao mundo e colocá-la à venda (o que seria o presente perfeito para Elon Musk testar, sem ironia, os painéis de vidro do Cybertruck).

A próxima peça que está a esculpir é um saco de lixo de mármore de 1.200 libras que, segundo a artista, retrata “o caos que está a acontecer”.

A artista revela no seu site a paixão por “criar registos virtuais de eventos culturais e pessoais” que a impactaram. “Todo o meu trabalho é enraizado na observação – o que quer que esteja a acontecer, eu expresso em pedra. Pode sair como arte pop, como uma forma abstrata ou como uma combinação de ambos. O estilo que uso é aquele que melhor reflete a inspiração por trás de cada peça”, dá conta Antar.

Artigos relacionados