Chance The Rapper acusa Heineken de racismo
A mais recente campanha da Heineken para promover a versão light das suas cervejas está a gerar alguma controvérsia, especialmente junto de Chance The Rapper. O músico norte-americano considera que os anúncios em que a marca afirma “Sometimes lighter is better” são racistas.
A expressão, traduzida para português, significa que “Às vezes mais leve é melhor”, ou seja, que um número mais reduzido de calorias poderá ser melhor. No entanto, em inglés, a palavra “lighter” pode dizer respeito tanto ao peso/calorias como a cor/luz.
Chance The Rapper acredita que a utilização da palavra “lighter” nos anúncios da Heineken têm uma conotação racista por indicarem, alegadamente, que ser mais claro é melhor. A publicação em que o artista partilha a sua visão com o mundo, no Twitter, já conta com perto de 15 mil gostos em cerca de 24 horas.
I think some companies are purposely putting out noticably racist ads so they can get more views. And that shit racist/bogus so I guess I shouldn’t help by posting about it. But ? I gotta just say tho. The “sometimes lighter is better” Hienekin commercial is terribly racist omg
— Chance The Rapper (@chancetherapper) 26 de março de 2018
A Heineken reagiu ao comentário indicando que irá guardar o feedback recebido e que irá utilizá-lo nas próximas campanhas. “Durante décadas, a Heineken tem desenvolvido campanhas de marketing diversas que mostram que é mais o que nos une do que aquilo que nos divide”, refere a marca em comunicado reportado pela AdAge.
Chance The Rapper, entretanto, clarificou a sua posição, esclarecendo que não está a apelar a um boicote à Heineken. Pede, simplesmente, que todos tomem mais atenção aos anúncios que nos rodeiam todos os dias.
Im not saying boucott them or go off im just noticing how often it happens and I think they baiting consumers and tweeters and freelancers and shit. Like I didnt wanna tweet about it so bad ?? but its like how can u not
— Chance The Rapper (@chancetherapper) 26 de março de 2018