Champô e lâminas de depilação são os produtos não alimentares com maior aumento de preços
O preço de um cabaz de produtos não alimentares encareceu 2,57 euros no início do ano, o que corresponde a uma subida de 1,01%. A conclusão é de uma análise do comparador de preços KuantoKusta à variação de preços de artigos de compra recorrente entre 8 de Dezembro do ano passado e 4 de Janeiro de 2023.
O estudo incluiu produtos de higiene pessoal, cuidados do cabelo, cuidados do corpo, depilação, cuidados da barba e alimentação para animais. Os artigos que registaram as maiores subidas de preço médio neste período foram o champô, de 12,18 euros para 12,88 euros (+5,75%), a lâmina de depilação para mulher, de 8,60 euros para 9,05 euros (+5,23%), o gel de banho, de 17,36 euros para 18,02 euros (+3,8%) e a pasta de dentes, de 6,64 euros para 6,85 euros (+ 3,16%).
Na quinzena de 8 a 20 de Dezembro, o cabaz de produtos não alimentares analisado pelo KuantoKusta custava, em média, 253,95 euros, sendo que na quinzena seguinte, os preços a que os mesmos produtos foram vendidos subiram cerca de 1%, para 256,52 euros.
Pelo contrário, as únicas descidas de preço identificadas pelo KuantoKusta foram no protector solar, de 22,08 euros para 21,13 euros (-3,80%), e na máscara para o cabelo, de 19,50 euros para 19,47 euros (-0,15%). Além disso, o desodorizante para homem manteve o preço de 10,60 euros.
«É importante estar atento às oscilações de preço e comparar para identificar oportunidades de poupança. Em alguns casos, vale a pena comprar em quantidades, como por exemplo nas rações para animais: normalmente as embalagens maiores apresentam um preço por quilo mais baixo», salienta, em comunicado, Ricardo Pereira.
O KuantoKusta analisou ainda um cabaz de produtos para cuidados de higiene e alimentação para bebés (0-1 anos), tendo sido comparados os preços de 12 artigos no período entre 21 de Dezembro e 4 de Janeiro. Esta selecção custava 144,64 euros a 4 de Janeiro, uma descida de apenas 0,42 euros (-0,29%) relativamente aos 145,06 euros que o mesmo cabaz custava a 21 de Dezembro.
As maiores descidas de preços verificaram-se no creme hidratante (-7,96%), nas toalhitas (-3,19%) e no creme lavante (-2,09%). Em sentido inverso, destacaram-se as subidas de preço no iogurte (+11,19%), na escova e pasta de dentes (+8,97%) e nas chupetas (+2,61%).
«Apesar de verificarmos, em Janeiro, que muitas marcas e retalhistas estão a fazer campanhas dedicadas a produtos para bebés e puericultura, o peso destas é pouco expressivo no cabaz analisado e no total gasto pelos consumidores, pelo que é importante estar atento ao histórico de preços e procurar as oportunidades mais baratas, que nem sempre estão alinhadas com os descontos prometidos pelas lojas», alerta Ricardo Pereira.