Champions League: o Mundo regressa a Portugal

Por Pedro Miguel Ramos, director de Marca e Coordenador de Marketing do SANA

Num momento dramático para a turismo mundial e para as muitas áreas de negócio dependentes deste sector, Portugal volta a ser palco de um grande acontecimento mediático. Conhecemos a força do futebol enquanto competição desportiva que chega a todos os segmentos e entra de forma directa nas conversas e temas do público em geral. Em Agosto, vamos ser a capital do futebol mundial. O melhor jogador do Mundo, Cristiano Ronaldo, e outros ídolos do desporto rei vão ficar alojados entre nós e vão, juntamente com as suas equipas, resultados desportivos e uma vasta selecção internacional de jornalistas, originar milhares de noticias.

Sem investimento económico, Portugal marca um golo decisivo e sem preço, transmitindo e reforçando uma mensagem de segurança numa fase em que o turismo português precisa de voltar a ter palco e mundo e assim ser novamente um destino preferencial.

Num formato inédito e sem público nos estádios, a Champions League representa mais uma vitória de Portugal e dos portugueses, que vai contribuir para uma mais célere recuperação económica na área do turismo. Com as fronteiras ainda fechadas, com os países a lutar por captar a atenção dos turistas, lisboa vence Frankfurt e Moscovo e ganha um evento de dimensão global com equipas e público de mercados valiosos como o espanhol, francês, italiano, inglês ou alemão.

Não tem preço esta nova exposição da imagem de Portugal numa fase de pós-pandemia e numa altura em que viajantes, operadores turísticos e outros profissionais do sector começam lentamente a procurar momentos de negócio e lazer em segurança.

A Champions League apresenta-se como um reforço de peso para a marca Portugal enquanto destino e vai seguramente contribuir para os futuros sucessos de Portugal em destintas posições deste enorme jogo comercial e mundial.

Uma última nota para a expectativa da evolução da identidade da Champions para 2020, desenvolvida pela TEAM Marketing AG, parceira de marketing da UEFA, o ilustrador Tolga Tarhan e a agência DesignStudio, que inspirados em Istambul (cidade escolhida inicialmente para receber a final em circunstâncias normais) desenharam uma identidade inspirada numa perspectiva abstracta da cidade ao pôr-do-sol, com cores marcantes do céu de Istambul e pelas luzes da cidade. A identidade visual inclui marcos icónicos como a torre Galata, o aqueduto e a ponte sobre o Bósforo. Como ficará a nova identidade adaptada a Portugal?

Artigos relacionados