Cerveja Sagres e Selecção? Em equipa quem ganha, não se mexe

Segundo Catarina Ferraz, responsável de Marketing da cerveja Sagres, a relação com o órgão que tutela o futebol português representa uma «parceria vitoriosa», que está assente nos princípios da «confiança, lealdade e portugalidade». A ligação à Federação Portuguesa de Futebol já dura desde 1993 e a responsável espera que esse vínculo perdure por mais anos.

As selecções nacionais de futebol são «uma representação do País e da identidade nacional». Ao apoiar a equipa das quinas, a responsável explica que a cerveja Sagres «demonstra todo o seu apoio ao desporto nacional e à cultura portuguesa», ao mesmo tempo que «reforça a imagem da marca enquanto parte integrante da sociedade».

Dentro do desporto, o futebol é uma das modalidades que mais desperta emoções e é, por isso, um dos territórios mais apetecíveis para a cerveja Sagres que olha para o desporto-rei como uma forma «de estar com um público diversificado, partilhando momentos de convívio e inclusão, sem cerimónias».

No caso das selecções nacionais, que são «um reflexo da união dos portugueses» e que representam Portugal além-fronteiras, «a ligação da cerveja Sagres reforça ainda mais o posicionamento de marca», defende a responsável de Marketing da marca. Considera ainda que se trata de «uma cerveja popular de todos e para todos», que tem o sentimento português presente no seu ADN.

OBJECTIVOS E RESULTADOS

No que concerne aos objectivos da marca de cerveja no mundo do futebol, a responsável explica que a Sagres pretende um «envolvimento com um público amplo e diversificado, que valoriza momentos de qualidade». O reforço de valores da marca, como a inclusão, a igualdade e a diversidade, são fundamentais para solidificar a cerveja Sagres como parceira do desporto e da cultura nacional.

Relativamente aos resultados, sublinha que a presença contínua nos diferentes momentos desportivos tem contribuído para que «a cerveja Sagres seja reconhecida com maior associação ao desporto e, em particular, ao futebol». A ligação da marca a esta modalidade fortalece naturalmente o vínculo com os adeptos. «O retorno tem sido muito positivo e reflecte-se na ligação de confiança com o público. A forma de estar da cerveja Sagres, a consistência da sua presença e o reconhecimento por parte dos adeptos têm contribuído para conquistar a preferência dos consumidores e para lhes proporcionar experiências memoráveis», explica.

A LIGAÇÃO EMOCIONAL DA MARCA

O futebol é um fenómeno desportivo em todo o mundo e atrai invariavelmente a atenção de milhares de adeptos. Este desporto, que é também o mais popular em Portugal, tem um enorme potencial para unir pessoas e, segundo Catarina Ferraz, é inevitável para os adeptos criar um elo emocional com as marcas. «É um desporto alinhado com a filosofia e a forma de estar da cerveja Sagres», defende a responsável de Marketing. Além disso, a marca de cerveja tem feito, de forma contínua, através de diferentes plataformas, promoções em loja, Fan Parks e alguns passatempos com prémios exclusivos.

Em relação ao crescimento do futebol feminino, a responsável mostra-se orgulhosa pelo feito e assinala o apuramento inédito da Selecção Nacional para o seu primeiro Campeonato do Mundo. «Não é todos os dias que se faz história e, por essa razão, criámos uma campanha que queremos ouvir ecoada pelos vários cantos de Portugal. Um hino de motivação e um elogio à resiliência e determinação das navegadoras», explica.

Desta forma, a marca Sagres vai continuar a apoiar e a contribuir para o aumento de popularidade do futebol feminino em Portugal. «Brindamos ao apuramento inédito desta Selecção, à sua determinação e ao espírito de equipa, porque, juntos e unidos, quebramos barreiras e preconceitos, abrindo caminho para as gerações futuras», conclui.

O PERFIL DOS CONSUMIDORES

A marca Sagres, que foi criada em 1940, defende que, no que concerne ao perfil do consumidor, existiu uma evolução nos últimos anos. «Como em quase todos os sectores, os consumidores agora tendem a tomar decisões mais informadas, procurar opções sustentáveis e têm novas preocupações com a saúde e o bem-estar», sustenta. Para Catarina Ferraz, a marca tem- -se adaptado positivamente às mudanças, ao diversificar a sua oferta e adoptar práticas sustentáveis. Dessa forma, é possível oferecer uma «experiência de consumo diferenciada e em linha com diversos estilos de vida», explica.

Conscientes da urgência em agir, e com o objectivo de promover um consumo em linha com os princípios da circularidade, a cerveja Sagres desenvolveu uma campanha onde a protagonista é a garrafa de vidro retornável, uma garrafa que ‘Vai & Vem’ e que tem sempre mais para viver. Só temos que fazer a nossa parte: colocá-la de volta na grade, para voltar a ser cheia. Com o incentivo ao uso de garrafas retornáveis, a marca ambiciona contribuir para a redução do consumo de recursos na produção de embalagens e para a redução da criação de resíduos.

INOVAÇÃO, INTERACÇÃO E PORTUGALIDADE

A inovação é um dos pilares da Sagres e o futebol constitui, sem sombra de dúvidas, um território estratégico para a marca. A responsável de Marketing volta a falar da Selecção Nacional e aponta ao apuramento para o Campeonato da Europa de 2024. «Estamos confiantes no apuramento, vamos continuar a torcer pela nossa equipa e a ter um papel interventivo no futebol, através da criação de actividades que aproximem ainda mais os adeptos à marca», explica.

No que diz respeito à ligação da marca à Seleção Nacional sublinha que «é um reforço de valores como convívio, espírito de equipa e portugalidade». Para o Europeu de 2024, revela que haverá algumas novidades e levanta a ponta do véu ao desvendar que «está a ser preparada uma grande campanha».

Ainda assim, as novidades vão ter de esperar, até porque a marca está focada agora na estreia da Selecção Nacional de Futebol Feminino no Campeonato do Mundo. Assente no mote: «Há sempre espaço para novos ídolos», Catarina Ferraz apresenta a nova campanha 360 para explicar que se trata de um convite para as pessoas brindarem ao sucesso das jogadoras que vão ao Mundial. O single «Espaço para Mais Um», que conta com a música original de Fred Ferreira, a voz da inconfundível Blaya que, com Maria Bentes, é responsável pela letra, é «um hino de orgulho e motivação para a Selecção Nacional», afirma.

Com esta música, espera que a equipa das quinas sinta o apoio de todos os portugueses em campo, já que acredita que só desta forma «é possível quebrar barreiras e continuar a escrever a história do futebol feminino». Na opinião da responsável de Marketing da marca, o investimento e a aposta na modalidade vão abrir caminho para as gerações futuras. «Mantemos também a ambição de continuar a crescer de forma sustentável por via da nossa forte aposta em inovação, proporcionando novos e variados momentos de convívio com a cerveja Sagres», termina.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas no futebol”, publicado na edição de Julho (n.º 324) da Marketeer.

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