Cerveja Sagra lançada em Espanha sem autorização do registo da marca

sagra-final1Sagra é o nome da nova cerveja da empresa espanhola Daviyun. Um nome e um logotipo que em muito fazem lembrar a imagem da cerveja portuguesa Sagres, produzida e comercializada pela Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) e que também é comercializada no mercado espanhol. Contactado pela Marketeer, Nuno Pinto Magalhães, director de comunicação e relações institucionais da empresa portuguesa, diz que a SCC apresentou oposição ao pedido de registo da marca Sagra «tendo sido recentemente notificada que o Intistituto de Marcas Espanhol o indeferiu», ou seja, não autorizou o referido registo. Neste momento, e segundo informação dada pelo mesmo responsável, a SCC está «a avaliar os próximos passos face ao desenvolvimento do processo».

O lançamento da nova cerveja espanhola representou o investimento de 1 milhão de euros, pretendendo revolucionar o conceito de cerveja em Espanha, com a venda de mais de 400 milhões de garrafas por ano.

A distribuição ficará a cargo de duas distribuidoras de vinho, a R Verde e a PIFEMA, que serão responsáveis por levar a nova insígnia a diferentes tipos de estabelecimentos, desde restaurantes, a bares, a lojas gourmet e lojas especializadas. Carlos García, responsável pela liderança do projecto, afirmou que «a selecção do distribuidor foi fundamental», uma vez que a empresa pretende assegurar que a Sagra chegará aos estabelecimentos que tenham um vínculo com a gastronomia. «O nosso produto não é comparável a uma cerveja industrial, já que tem mais semelhanças com o mundo do vinho do que com esta. Podemos afirmar que estamos perante um produto gastronómico e que o nosso público-alvo se situa entre o consumidor de vinho, o consumidor exigente de cerveja e, inclusivamente, aqueles que não apreciam cerveja industrial», refere Carlos García, citado pelo Marketing News.
A bebida pode encontrar-se actualmente em 100 lojas de Toledo e Madrid. A primeira variedade a ser comercializada foi a Premium, em formatos de 33 e 50 cl, e para breve está a chegada ao mercado das versões “Pilsner”, “Tostada” e “Negra”. Previsto está também o lançamento sazonal de cervejas especiais, em garrafas de champanhe, direccionadas para o canal de restauração, como cervejas de Inverno ou de sobremesa, nos sabores chocolate e baunilha. Por principais concorrentes, a Sagra terá as marcas artesanais distribuídas pelas grandes indústrias cervejeiras.
Carlos García avançou que, dadas as limitações de orçamento destinado à publicidade, o objectivo principal do marketing é realizar acções de formação no canal Horeca e acções no ponto de venda com degustação. A internet é outra das apostas da Sagra. Além da página de Web, serão promovidos concursos em redes sociais de forma a criar um grupo social cervejeiro. Rádio, imprensa, televisão local e exterior são outros dos meios contemplados na campanha de comunicação. Carlos García tem estado envolvido tanto na criação da imagem da marca como no desenvolvimento do processo na Web, em colaboração com o designer Miguel Buet, no primeiro caso, e da Avanzed Cloud Development, no segundo. A Daviyun é uma filial do grupo Huloma, e proprietária da plataforma www.latiendadelacerveza.com, loja online especializada em cervejas artesanais de Espanha e de importação, a partir da qual se pode adquirir esta nova marca, bem como os produtos com ela relacionados (copos, bases e t-shirts).

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