Cerveja digital da Heineken salta para o mundo real: «Investimento é o mais forte deste ano»

Com 35 calorias e 4% de teor alcoólico, Heineken Silver é o grande lançamento da marca este ano. Quem o garante é Maria Oliveira, directora de Marketing da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, que diz tratar-se de um produto desenhado para as novas gerações, em particular a Geração Z.

Depois de uma apresentação mundial no metaverso, Heineken Silver chega agora ao mundo físico – e a Portugal, em concreto – para dar resposta a novas tendências identificadas junto de consumidores que procuram bebidas mais leves e amigas do ambiente. E Heineken Silver parece preencher todos os requisitos: é uma lager premium, com um teor alcoólico 1% abaixo da Heineken original, elaborada através de um processo de produção com guarda à temperatura de -1ºC, a partir de ingredientes naturais e, pela primeira vez, cevada 100% de origem sustentável.

Segundo Maria Oliveira, em entrevista à Marketeer à margem do evento de apresentação da novidade em Lisboa, Heineken Silver «está muito direccionada para aquilo que são as tendências dos novos consumidores, sabores mais acessíveis, leves, frescos e sustentáveis». Ainda assim, garante a responsável, esta bebida foi testada junto de diferentes grupos etários e a reacção foi sempre positiva, o que significa que, embora possa ser uma cerveja mais apelativa para a Geração Z, também não ficará de fora dos carrinhos de compras dos restantes consumidores.

Para que todos conheçam a Heineken Silver, está a ser desenhada uma estratégia de comunicação que envolve o metaverso e o mundo físico. Estão previstas activações ao longo do ano, tanto na plataforma Decentraland – onde Maria Oliveira conta que pretendem aproveitar o terreno adquirido –, como em eventos de entretenimento e festivais de música. O Nos Alive, em Julho, deverá ser o primeiro grande evento onde a Heineken Silver estará em destaque.

«Estamos online e offline, nos meios tradicionais e nos mais disruptivos, com um investimento que é o mais forte da marca Heineken este ano», adianta ainda a directora de Marketing.

Segundo Maria Oliveira, o metaverso está, para já, apenas reservado a Heineken Silver. «É natural que, à medida que este território se democratize e torne mais acessível, possa fazer sentido para o resto da marca, mas, para já, é sobretudo apelativo para a Geração Z», explica.

Quem quiser provar esta cerveja – que começou por existir apenas como um conjunto de pixéis – poderá encontrá-la em hipermercados e supermercados, nos formatos de garrafas de 25cl e latas de 33cl.

Texto de Filipa Almeida

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