Cerveja Corona organiza a primeira competição de “pesca de plástico” do Mundo
À medida que o oceano muda, também a pesca tem de mudar. Pelo menos, é essa a proposta da marca de cerveja Corona ao organizar aquele que se apresenta como o primeiro torneio de pesca de plástico em todo o Mundo. Realizado no México, este evento contou com a participação de 80 pescadores, que competiram pelo maior volume de plástico recolhido do mar.
O torneio – desenvolvido em parceria com a agência We Believers – permitiu recolher mais de três toneladas de plástico na zona de Mazatlán, na costa mexicana. Só o grande vencedor foi capaz de pescar cerca de 370 quilos de resíduos, tendo sido premiado com 14.800 pesos, o equivalente a cerca de 630 euros.
Segundo o The Drum, os restantes pescadores podem contar com o apoio da Mexico Recicla, a maior empresa de reciclagem do país, que se comprometeu a recompensar todos os participantes pelo plástico recolhido – e a um preço superior face ao peixe.
Gustavo Lauria, co-fundador da We Believers, explica que os pescadores encontram mais plástico do que peixe no mar e que, além disso, o peixe que conseguem pescar é mais pequeno do que aquele que apanhavam há 10 anos. «Foi assim que ligámos os pontos para encorajá-los a recolher plástico em vez de peixe, criando uma nova fonte de rendimento para as suas comunidades», adianta ainda, em declarações reportadas pela mesma publicação.
A iniciativa no México surge pouco depois de a Corona ter anunciado que é a primeira empresa na indústria das bebidas a tornar-se neutra em plástico. Isto significa que a Corona recolhe mais plástico do que gera.