Cepsa e Endesa juntas pela mobilidade eléctrica
A Cepsa e a Endesa selaram hoje um acordo apelidado pelas próprias de “pioneiro”, que ajudará a acelerar a transição energética em Portugal e em Espanha através da promoção da descarbonização do transporte e da mobilidade sustentável.
Em conjunto, ad duas empresas vão trabalhar para desenvolver uma das maiores redes de carregamento ultra-rápido de Portugal e Espanha na estrada (on the go). A nova infra-estrutura que a Cepsa vai construir de base (pontos de recarga de 150 kW, localizados nos principais corredores e vias de comunicação) junta-se aos planos para o desenvolvimento da actual infra-estrutura de carregamento da Endesa X. Estes equipamentos permitirão que os clientes carreguem 80% da bateria dos seus veículos eléctricos em cerca de dez minutos, segundo é revelado em comunicado.
Adicionalmente, os clientes da Cepsa e Endesa vão poder utilizar todos os carregadores públicos de ambas as insígnias, através das suas respectivas plataformas digitais. «Esta aliança é um passo relevante para o processo de transição energética em Espanha e Portugal. Pela primeira vez, unem-se forças de forma decisiva e transversal para viabilizar a descarbonização do transporte, em consonância com o consagrado na Agenda 2030 e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. É uma honra poder fazê-lo, em parceria com uma empresa como a Endesa», salienta Philippe Boisseau, CEO da Cepsa.
Por sua vez, José Bogas, CEO da Endesa, destacou que «este tipo de colaborações entre empresas é essencial para acelerar projectos e criar valor para a sociedade», sendo essa a essência do acordo com a Cepsa, «um projecto conjunto que está na vanguarda das soluções de mobilidade eléctrica e que vai ajudar a conter os efeitos das mudanças climáticas».