Centromarca lança apelo à Comissão Europeia

A Asedas, organização que defende os interesses de grandes retalhistas como Dia, Mercadona, não é a única a exigir igualdade fiscal no que diz respeito a gigantes do mercado. Também a Centromarca tem algo a dizer.

Em comunicado, a Centromarca indica que se juntou à congénere European Brands Association (AIM) para solicitar à Comissão Europeia a adopção de uma abordagem de equidade para todos. O pedido visa evitar a proliferação de práticas desleais, integrando na nova directiva europeia regras que garantam a aplicação das mesmas condições aos vários operadores da cadeia de abastecimento.

«O âmbito da legislação não deve ser diferenciado em função da dimensão dos operadores, de modo a ter um efeito real e a ter capacidade para fortalecer a competitividade de toda a cadeia de fornecimento», indica Nuno Fernandes Thomaz, presidente da Centromarca. O responsável acrescenta: “As Práticas Comerciais Desleais (PCD) são também, em muitas circunstâncias, impostas aos grandes operadores, tal como o são a operadores de menor dimensão.»

A Centromarca e a AIM ambicionam que a nova proposta legislativa tenha, na versão final, a indicação de que as empresas devem ser proibidas de impor aos seus parceiros comerciais – ou tentar obter deles – quaisquer termos e condições que sejam ilegítimos, injustificados ou desproporcionados.

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