Centro Português de Fotografia (CPF) no Porto recebe exposição de Roger Ballen
A partir do próximo sábado, dia 10, vai ser possível conhecer de perto o trabalho de Roger Ballen. O fotógrafo norte-americano vai estar em destaque no Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto, através da exposição “My Mind is a Cage”, com curadoria de Ângela Ferreira.
Patente até 10 de Outubro, esta é uma exposição inédita em Portugal, composta por algumas das principais séries do autor, realizadas entre 1980 e 2020. Metamorfoses e simbolismo são duas das palavras de ordem deste projecto, ou não fosse Roger Ballen conhecido por evocar o absurdo da condição humana e por criar imagens perturbadoras mas familiares.
“Ao longo da sua carreira, somam-se imagens icónicas que realizou em lugares ruinosos, habitados por pessoas que vivem de forma extrema à margem da sociedade. O objectivo de Ballen sempre foi o mesmo: questionar o significado da existência humana”, refere o CPF em comunicado.
Ao todo, são cerca de 50 as peças contempladas na exposição, entre imagens, vídeos e desenhos assinados pelo fotógrafo. Segundo o CFP, uma visita às celas do edifício da Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto promete causar desassossego e reflexões inquietantes sobre as profundezas e os labirintos da mente.