Centro Europeu de Jornalismo abre candidaturas para bolsas. Novos talentos são o alvo

O programa GNI Student Fellowship, gerido pelo European Journalism Centre e pelo Google News Initiative, está de volta com 20 vagas para aspirantes a jornalistas poderem chegar a redacções europeias e ajudar os órgãos de comunicação a atrair novo talento.

Nos últimos cinco anos, o Centro Europeu de Jornalismo colocou mais de 140 alunos nas redações de mais de 14 países. De acordo com a Google, 35% de todos os estudantes bolseiros receberam uma oferta de emprego nas organizações que os receberam ou através da sua rede.

Esta iniciativa pretende melhorar a forma como a cobertura jornalística é feita nos países, já que o Reuters Institute acredita que para um trabalho mediático de sucesso os jornalistas, editores e os decisores nas redacções têm de reflectir a sociedade.

Uma das razões para o sucesso da bolsa é que atrai candidatos de diferentes disciplinas, permitindo que os editores de notícias encontrem pessoas com perspectivas e competências únicas, de acordo com Martin Stabe, editor de dados do Financial Times.

«A bolsa é o único estágio com admissão competitiva e amplamente reconhecido na intersecção de jornalismo e tecnologia e, portanto, é inestimável na identificação de novos talentos, especialmente porque atrai imensos candidatos de disciplinas académicas para além do jornalismo.»

As candidaturas para o 2023 GNI Student Fellowship encerram a 21 de Abril e podem ser submetidas aqui.

Artigos relacionados