Centro Cultural de Cascais recebe exposição fotográfica de Stanley Kubrick
“Through a Different Lens – Stanley Kubrick Photographs” é uma exposição que pretende revelar ao público uma faceta menos conhecida daquela que é considerado um dos maiores cineastas da história do cinema. Com inauguração marcada para o próximo dia 26 de Fevereiro no Centro Cultural de Cascais, a iniciativa é promovida pela Fundação D. Luís I e pela Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus, e decorre até 22 de Maio.
A par de realizador, Stanley Kubrick foi também fotógrafo. Aliás, foi nesta profissão que começou a sua carreira, aos 17 anos, ao trabalhar para a revista norte-americana Look. Entre 1945 e 1950, o profissional “apontaria as lentes da sua câmara para cenas e personagens da sua cidade natal, Nova Iorque, explorando temáticas que o inspirariam durante toda a sua carreira criativa e transformando-se num observador atento das interações humanas”, explica a organização da exposição.
Com curadoria de Sean Corcoran e Donald Albrecht, a partir dos arquivos do Museum of the City of New York, a exposição apresenta 130 fotografias, muitas delas nunca publicadas, e 41 revistas Look. Nestas imagens, “Kubrick explorou o glamour e a coragem das pessoas nas ruas, em discotecas e em eventos desportivos, captando a essência de uma cidade em transformação após a Segunda Guerra Mundial e o sofrimento, a paixão e a intensidade da vida quotidiana, com um olhar sofisticado que contradizia a sua juventude e pouca experiência”.