CEGOC: 60 anos à frente do seu tempo
Nasceu no dia 12 de Dezembro de 1962 como Centro de Estudos e Organização Científica, mas hoje conhecemo-la simplesmente por CEGOC – a única empresa no mercado português a operar há 60 anos, sob a mesma marca, no sector da Formação, Consultoria, Coaching e Recrutamento & Selecção, apostando constantemente na inovação dos seus métodos, instrumentos e abordagens pedagógicas.
Com raízes francesas, a CEGOC é a representante em Portugal do Grupo CEGOS – líder internacional na área de Learning & Development, com quase um século de experiência e presença em mais de 50 países na Europa, América Latina, África e Ásia-Pacífico. Esta veia internacional e multicultural posiciona a CEGOC como um parceiro diferenciado, que desenvolve e co-constrói com os seus clientes soluções amplamente reconhecidas, testadas e comprovadas a nível global, que potenciam a transferência eficaz da aprendizagem para o local de trabalho, permitindo acelerar, de forma transversal e integrada, a performance, os resultados e o sucesso das organizações.
DE PORTUGAL PARA O MUNDO
Graças a esta presença internacional, que engloba uma rede de parceiros de confiança espalhados por todo o globo, a CEGOC e as restantes filiais do Grupo CEGOS contribuem para a formação e transformação pessoal e profissional de mais de 250 mil pessoas no mundo todos os anos.
A implementação dos projectos de (trans)formação nacionais e internacionais é feita junto de clientes que vão desde as PME a grandes multinacionais que integram o ranking “Fortune 500”. Cada projecto é único, mas todos são desenhados e acompanhados com a mesma paixão. As equipas envolvem-se activamente e fomentam o compromisso dos participantes ao longo de todo o processo formativo, ajustam e localizam os conteúdos programáticos para a cultura local do país, antecipam as mudanças no local de trabalho, inovam constantemente e tiram o máximo partido da tecnologia disponível.
Ao longo destes 60 anos, a CEGOC e o mercado português têm sido um motor de aceleração para as áreas core do negócio do grupo, nomeadamente porque estão sempre disponíveis para experimentar coisas novas – as primeiras caminhadas na área do digital e do e-learning começaram precisamente em Portugal, muito antes de o grupo captar essa tendência. A este propósito, sabia que existe uma equipa 100% dedicada à inovação e desenvolvimento de soluções de Digital Learning que opera a partir de Lisboa para o mundo?
NA VANGUARDA DO DIGITAL LEARNING
A CEGOC aposta em soluções pioneiras de aprendizagem em contexto digital há mais de duas décadas e esta área tem vindo a merecer uma importância crescente nas suas opções de investimento. É por isso que actualmente a oferta inclui desde conteúdos e-Learning multilingues a vídeos de formação on demand, classes virtuais síncronas e assíncronas, recursos interactivos, acompanhamento personalizado através de e-tutoria e e-coaching e até novas abordagens pedagógicas exclusivas como 4REAL® (Real Efficient Adapted Learning) e MyStory®, através das quais a CEGOC se compromete não só com uma experiência de aprendizagem mais interactiva e multimédia, mas também com resultados duradouros, integrados e com estratégias de implementação a longo prazo.
Este leque diversificado de oferta confluiu para a mais recente inovação apresentada pela CEGOC, a Academia Digital Corporativa. Esta solução plug & play foi pensada para organizações que, não tendo uma estrutura formal dedicada à formação e ao desenvolvimento de competências, desejem criar uma academia corporativa própria, através da externalização desses serviços a uma equipa dedicada que incorpora as melhores práticas internacionais de aprendizagem à distância. Desta forma, torna-se possível para as organizações alavancar, com custos controlados e de forma integrada, a performance dos seus colaboradores, cumprindo também com a obrigatoriedade legal das 40 horas de formação anuais.
Suportados por uma componente tecnológica de vanguarda – a plataforma LearningHub@cegos, multipremiada internacionalmente, com cerca de 500 mil utilizadores e mais de 15 mil percursos de aprendizagem disponíveis em 20 idiomas –, a CEGOC acelera a evolução dos seus formandos, não apenas através da exposição de conhecimentos ou a análise de case studies, como também pela experimentação e prática, simulação de casos, implementação em contexto real de trabalho, bem como através da partilha e acompanhamento do progresso realizado por cada formando, com dispositivos de gamificação, aprendizagem social e interacção estruturada com outros participantes, chefias directas, especialistas, colegas e pares.
SEMPRE MAIS ALÉM… BEYOND KNOWLEDGE
Ao longo da sua história, e na emergência de novos paradigmas de negócio e várias mudanças estruturais dos mercados que os acompanham, a CEGOC sempre demonstrou estar à altura dos desafios, vendo neles uma oportunidade para se reinventar e com isso inovar continuamente. Nesse espírito, tem vindo a testar novas formas de conceber, instalar e escalar projectos de (trans)formação organizacional, soluções de aprendizagem adaptativas, chave na mão e à medida, não só presenciais, mas em formato híbrido e 100% digital, complementadas por metodologias de formação intensiva em contexto laboral e enriquecidas com estratégias de engagement informal. Desta forma, a CEGOC consegue acelerar a aquisição de novas competências críticas, ajudando os colaboradores a trabalharem em condições radicalmente diferentes das habituais e apoiando organizações na retoma das suas actividades e negócios hoje e no futuro.
PARCERIAS EXCLUSIVAS “BEST IN CLASS”
A CEGOC é representante exclusiva em Portugal da Franklin- Covey – líder mundial especializada nas áreas de Liderança, Produtividade, Execução e Confiança, com mais de 25 milhões de pessoas formadas no mundo. Possui também parceria com o 70:20:10 Institute, o que lhe permite seguir as melhores práticas do Referencial 70:20:10 e reforçar a sua reputação como pioneira na implementação deste modelo, que apresenta uma nova abordagem mais adaptativa, estimulante, informal na mobilização e envolvimento dos participantes, revolucionando a experiência da aprendizagem e a aplicação on the job.
A CEGOC assegura ainda a representação exclusiva da Huthwaite International e do programa SPIN® Selling Skills – o modelo de venda consultiva mais aplicado e reconhecido por profissionais de vendas em todo o mundo.
EXCELÊNCIA RECONHECIDA E MULTIPREMIADA
A nível internacional, o Grupo CEGOS foi considerado pela Training Industry uma das 20 melhores empresas de formação na área de Liderança (7.º ano consecutivo), desenvolvimento de Conteúdos à Medida (12.º ano consecutivo) e gestão externalizada de serviços de formação. O Brandon Hall Group, responsável por um dos prémios mundiais com maior prestígio na área de Human Capital Management, reconheceu também a excelência da CEGOS em categorias como “Excellence in Learning”, “Best Sales Program for Sales Training and Performance” e “Best Advance in Leadership Development”. Também a Fosway – a principal empresa europeia dedicada à investigação nas áreas de RH, talento e aprendizagem – reconheceu o grupo como líder estratégico em Digital Learning.
Em Portugal, a CEGOC acumula quatro vitórias consecutivas na categoria “Formação, Coaching e Desenvolvimento Profissional” do Prémio Melhores Fornecedores de RH, promovido pela APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas. A CEGOC foi também durante quatro anos vencedora do prémio Cinco Estrelas na categoria de “Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos” e por três anos considerada a melhor empresa na categoria “Prestação de Serviços na área de Formação” pela revista Human Resources. Todos estes prémios são desenvolvidos de forma independente e baseados no feedback de grandes organizações que destacam a excelência da CEGOC e são prova inequívoca de que os clientes valorizam a capacidade da empresa cumprir com o seu propósito: “Liderar a transformação do desenvolvimento das pessoas nas organizações e torná-las mais audazes e competentes para enfrentarem, hoje e no futuro, os seus desafios mais significativos.”
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 315) da Marketeer.