Cascais é a primeira cidade experimental para startups

A quinta edição do Big Smart Cities, cujas candidaturas arrancam hoje, tem uma novidade para os participantes. Pela primeira vez, as startups vencedoras vão ter uma cidade à disposição para testar os seus projectos em ambiente real.

Cascais foi o local escolhido para desempenhar o papel de cidade experimental, onde os empreendedores vão poder colocar à prova as suas soluções tecnológicas para as cidades inteligentes do futuro. Assim, poderão perceber melhor o que funciona e o que ainda precisa de alguns ajustes.

Cascais é também o ponto de partida para um projecto alargado que pretende criar uma Rede Nacional de Cidades Experimentais, dinamizada pelo Big Smart Cities. Numa primeira fase, apenas os vencedores da competição vão ter acesso a esta oportunidade. Mais tarde, outros projectos tecnológicos vão poder beneficiar da cidade experimental.

O Big Smart Cities, iniciativa de empreendedorismo promovida pela Vodafone em parceria com a Ericsson, tem as inscrições abertas até 23 de Maio. Os vencedores terão acesso a 20 mil euros em prémios, seis meses de incubação no Vodafone Power Lab e uma viagem a um dos polos europeus de inovação da Ericsson. A final da competição está marcada para 11 de Julho.

No ano passado, a Parqly foi a grande vencedora. A startup desenvolveu uma solução que permite obter  informação sobre o parque de estacionamento mais adequado para os condutores tendo em conta critérios como proximidade, ocupação ou preço. A aplicação móvel permite também pagar o estacionamento através do smartphone.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...