CASA promove “Natal dos Esquecidos”
“Há cartas que ficam esquecidas todos os anos” é o mote da campanha de Natal do CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo. Este ano, a associação não quer que os que menos têm sejam os que menos recebem, como considera ser habitual nesta quadra, e para isso criou o “Natal dos Esquecidos”.
Através desta campanha, o CASA convidou moradores de rua a escrever uma carta ao Pai Natal. O resultado deste pedido pode ser encontrado na página de Facebook da associação, onde as cartas estão a ser publicadas. Os seguidores da página podem, assim, ajudar a realizar alguns dos desejos, contribuindo para um Natal mais feliz.
As plataformas digitais serão o principal meio de divulgação da campanha mas o CASA colocará também meias de Natal gigantes, no centro de Lisboa, com cartas no seu interior. Qualquer pessoa pode passar, ler uma delas e contribuir.
«O objectivo da campanha é lembrar que também é Natal para os sem-abrigo e que também eles deveriam ter um presente. Os seus desejos são tantas vezes tão simples e tão fáceis de satisfazer e, no entanto, quase sempre esquecidos. Queremos lembrar que eles existem, que as nossas ruas são as suas casas e que é fácil, muito fácil, dar-lhes uma prenda de Natal», conta Teresa Pinho, uma das responsáveis pela criação da campanha.
“Natal dos Esquecidos”, que conta ainda com um filme, foi desenvolvida pro bono e de forma independente pelos criativos Mariana Reis, Teresa Verde Pinho e Gustavo Nardini da Ogilvy Paris e conta com música dos Linda Martini como banda sonora. Cátia Matias e Tiago Soares, social media manager e editor da Fuel, respectivamente, também participam, bem como Bruno Ferreira, da Show Off.
A Índigo, Costura Criativa, Show Off e São Contestável Tecidos também colaboraram na criação da campanha do CASA.