Carvalhelhos elimina cor das tampas das garrafas. Embalagens de água natural também estão menos azuis e as gaseificadas menos verdes

A Águas de Carvalhelhos, marca centenária do concelho de Boticas, dá mais um passo no seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, eliminando a cor das tampas das garrafas PET com capacidade inferior a três litros. Esta mudança vai ao encontro das práticas de reciclagem, e contribui para uma maior eficiência na produção do rPET (PET reciclado) e para a redução do impacto ambiental das embalagens.

A decisão de adotar tampas translúcidas “faz parte de um conjunto de ações estratégicas que visam melhorar a reciclabilidade, simplificando a sua composição e eliminando pigmentos e aditivos que dificultam o reaproveitamento do plástico. Para além disso, a nova tampa confere às garrafas uma apresentação mais moderna e elegante”, afirma Daniel Soares, administrador da Águas de Carvalhelhos.

O plástico translúcido reciclado apresenta uma vantagem significativa: pode ser reaproveitado para fabricar novos produtos transparentes, ao contrário do plástico pigmentado, que tem um processo de reciclagem mais complexo e mais caro.

Além das tampas, a marca ajustou também a tonalidade das garrafas – as de água natural são agora menos azuis e as gaseificadas menos verdes -, reduzindo o impacto dos pigmentos no processo de reciclagem.

Nos últimos meses, a empresa implementou ainda outras medidas ambientais, como a adoção de energia solar, a eletrificação total da frota automóvel e a incorporação de 30% de rPET em seis tipos de embalagens, o que acabou por representar uma antecipação de cerca de seis anos em relação à meta estabelecida pela União Europeia.

De acordo com a Diretiva de Embalagens e Resíduos de Embalagens, a incorporação de 30% de material reciclado nas garrafas PET será obrigatória a partir de 2030 para todos os fabricantes. Agora, com a eliminação do pigmento das tampas, a Carvalhelhos dá mais um passo fundamental para o aumento da taxa de reciclagem e redução do impacto ambiental das suas embalagens.

Para o administrador da empresa, “a sustentabilidade é um ativo estratégico essencial na criação de valor a longo prazo. Como empresa de referência no setor das águas em Portugal, o seu impacto social, económico e ambiental assume uma importância acrescida”.

 

 

 

Artigos relacionados