Cartão bancário contactless permitirá viajar no metro do Porto

Em breve, deixará de ser necessário ter um cartão específico dos transportes públicos do Porto para viajar no metro ou eléctricos da STCP. No segundo trimestre deste ano, entra em vigor uma alternativa ao tradicional Andante: o cartão bancário contactless.

Quem tiver um cartão deste tipo poderá utilizá-lo como título de transporte na Invicta, sendo que, numa fase inicial, a novidade abrangerá apenas a Linha E (Aeroporto) do metro e os eléctricos. O objectivo é “melhorar a comodidade e a acessibilidade”, segundo explica o Metro do Porto, acrescentando que “será a primeira vez em Portugal que um cartão bancário contactless permite aceder, viajar e pagar um transporte público”.

Dirigido tanto a clientes ocasionais como habituais, o novo sistema resulta de uma parceria entre a TIP, a Visa, a Cybersource e a Unicre. A novidade permitirá também ao Porto juntar-se a Londres, Singapura, Rio de Janeiro ou Nova Iorque na lista de cidades que admitem cartões bancários contactless como título de transporte.

Quanto aos cartões aceites, o Metro do Porto adianta apenas que a Redunicre é a rede responsável pelo projecto e que permite o pagamento da viagem com os cartões dos principais sistemas de pagamento internacionais. «Acreditamos que este projecto inovador será o início da mudança de paradigma do sector em Portugal e que em breve será alargado a toda a rede de transportes públicos das principais cidades do País», comenta ainda Tiago Oom, director da Redunicre.

Por seu turno, Tiago Braga, presidente do TIP, dá conta de outro pilar importante da novidade: soluções de bilhética como esta representam uma alternativa ambientalmente mais sustentável.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...