Carros-robô da Google dispensam travões

JP-ROBOCAR-superJumbo_rsA Google está apostada em tornar os seus automóveis sem condutor o mais autónomos possível. A gigante norte-americana está a desenvolver uma frota de 100 veículos eléctricos que irão dispensar a maioria dos controlos manuais que podem ser encontrados nos automóveis modernos, incluindo os travões.

Esta novidade representa uma mudança relevante no projecto da Google, uma vez que nos últimos quatro anos a companhia tinha vindo a trabalhar no sentido de desenvolver um mecanismo que devolvesse o controlo do volante do automóvel ao passageiro, em caso de emergência.

A empresa norte-americana argumenta, agora, que pedir a um passageiro – que poderá estar a ler ou mesmo a dormir, por exemplo – para tomar o controlo do automóvel em caso de emergência não iria funcionar. A companhia garante ainda que os testes já efectuados com os seus colaboradores nunca deram origem a acidentes.

De acordo com o The New York Times, os veículos que estão a ser desenvolvidos têm capacidade para dois passageiros e não têm volante, pedais nem manete das mudanças. A única coisa que poderá dar controlo aos passageiros é um botão vermelho “e-stop” para situações de paragem de emergência, bem como um botão “start”.

O automóvel será “convocado” através de uma aplicação de smartphone, seguindo depois de forma automática para a localização do passageiro. Será também através da aplicação que poderá ser colocada a rota.

Outras empresas, como a Mercedes, a BMW ou a Volvo, têm vindo a desenvolver automóveis que têm a capacidade de se deslocar sem a intervenção humana em circunstâncias limitadas, embora nunca elimiando por completo o papel do condutor.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...