
“Carros, Motas e Barcos” dominam procura no OLX em 2024, mas interações caem 15%
No ano de 2024, os portugueses continuaram a recorrer ao OLX à procura de diversas categorias de produtos, com destaque para “Carros, Motas e Barcos”, que lideraram as pesquisas, representando 35% do total.
Outras categorias em evidência foram “Tecnologia” (15%) e, em igual posição, “Imóveis” e “Móveis, Casa & Jardim” (ambas com 13%).
No entanto, categorias como “Bebé & Criança” (3%), “Moda” (6%) e “Telemóveis, Tablets & Smartwatches” (7%) registaram menor interesse por parte dos utilizadores, conforme indica o comunicado de imprensa.
De acordo com a análise realizada à dinâmica da plataforma, os meses de maior procura em 2024 foram agosto (9%), julho (8%) e maio (7%). Já os meses com menor atividade incluíram dezembro (2%), novembro (3%) e outubro (4%).
Para Andreia Pușcoci, Brand Manager do OLX Portugal, “O ano de 2024 representou um panorama muito dinâmico no portal, o que reflete as mudanças nas preferências dos consumidores e também na oferta disponível. Estes dados demonstram que o OLX continua a evoluir face às alterações no comportamento dos utilizadores e está em constante evolução para atender, cada vez melhor, as necessidades atuais do mercado.”
A análise destaca ainda que, no que toca à oferta, a categoria “Carros, Motas e Barcos” liderou com mais de 14 milhões de anúncios publicados. “Moda” e “Tecnologia” ocuparam o segundo e terceiro lugares, com mais de 5 milhões e 3 milhões de anúncios, respetivamente.
Entre as categorias com menos anúncios encontraram-se “Telemóveis, Tablets & Smartwatches” (871.616), “Desporto” (1.526.483) e “Imóveis” e “Móveis, Casa & Jardim” (2.989.971 cada).
Comparativamente ao ano de 2023, verificou-se uma diminuição generalizada na procura, com quedas significativas em categorias como “Bebé & Criança” (-21%) e “Imóveis” e “Móveis, Casa & Jardim” (-19%). Em contrapartida, a oferta cresceu em “Moda” (+14%), “Bebé & Criança” (+5%) e “Desporto” (+3%), enquanto categorias como “Telemóveis, Tablets & Smartwatches” (-5%), “Carros, Motas e Barcos” (-4%) e “Tecnologia” (-3%) apresentaram menor disponibilidade.
Relativamente às interações nos anúncios, os contactos entre utilizadores registaram uma queda de 15%, passando de cerca de 75 milhões em 2023 para 63 milhões em 2024.