Carros de luxo crescem no Standvirtual. Portugueses procuram Porsche e McLaren
A procura por automóveis de luxo no Standvirtual cresceu 5,7% em 2020 face a 2019. Mesmo em ano de pandemia, os portugueses mostraram-se interessados em carros de um segmento de topo: Porsche foi a marca de luxo mais procurada (+11,3%), logo seguida pela McLaren (+10,8%) e pela Jaguar (+8%).
«Apesar de 2020 ter sido um ano marcado pela Covid-19, e pela consequente crise económica directamente associada, ao analisarmos os dados da nossa plataforma registamos uma evolução curiosa no segmento de carros de luxo», comenta Nuno Castel-Branco, director-geral do Standvirtual.
Segundo o mesmo responsável, em comunicado, este é um nicho muito particular destinado a um público com características especiais e que, por isso, não terá sido tão afectado pelo novo coronavírus. «Tipicamente, em alturas de crise, o segmento de luxo é sempre o menos afectado e, pelo histórico, até se regista um ligeiro crescimento. Esta pandemia não foi diferente e observámos também um crescimento neste segmento», acrescenta.
Olhando apenas para os modelos mais procurados, a análise do portal dedicado à compra e venda de veículos dá também a clara vitória à Porsche. O top 3 é composto pelo Cayenne, com um crescimento de 25,4% em relação a 2019, pelo Panamera (+15,6) e pelo Boxster (+0,9%).
No sentido inverso, registaram-se quebras significativas na procura pelas marcas Aston Martin (-42,2%), Ferrari (-29,5%) e Bentley (-18,2%).
Do lado da oferta, o Standvirtual informa que as marcas que mais subiram entre 2019 e 2020 foram Rolls Royce (+37,5%) e Maserati (+16,2%). Por outro lado, as que apresentaram menos opções disponíveis na plataforma online foram Aston Martin (-31,7%), Mclaren (-16,7%) e Bentley (-11,8%).
O top 3 dos carros mais caros anunciados por ordem de preço foram: Porsche 918_Spyder (de 2015) por 1.350.000 euros; Lamborghini Aventador (de 2020) por 599.000 euros; e Ferrari 488 (de 2019) por 499.900 euros.