Carregadores eléctricos do Lidl já vão até ao Algarve. Seguem-se Norte e Centro
Já arrancou a segunda fase do compromisso de mobilidade eléctrica do Lidl em Portugal, que resulta na instalação de mais oito postos de carregamento em lojas das regiões do Alentejo e Algarve: Alcácer do Sal, Grândola, Albufeira, Vila Real de Santo António, Olhão, Loulé, Lagoa e Lagos.
Recorde-se que Lisboa, enquanto Capital Verde Europeia 2020, foi a primeira cidade escolhida para receber postos de carregamento para veículos eléctricos do Lidl. Com a segunda fase do projecto, são já 17 os postos disponíveis em território nacional, estando previsto o alargamento ao Norte e Centro ainda este ano.
A rede de mobilidade eléctrica do Lidl em Portugal, que conta com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Acção Climática, permite aos condutores viajarem entre Lisboa e o Sul de Portugal sem problemas de autonomia. Os postos disponíveis neste momento garantem também a ligação a Espanha.
Os postos do Lidl são multi-standard e de carregamento rápido, possibilitando o recarregamento de 80% da bateria em 30 minutos. A ideia é que os condutores possam abastecer quase por completo durante uma ida regular às compras.
«Este é um projecto que reforça o nosso compromisso para com uma mobilidade mais consciente e sustentável e responde a uma necessidade evidente dos utilizadores de veiculos eléctricos», garante Milton Rego, administrador do Lidl Portugal. Em comunicado, sublinha ainda que os novos postos estão em locais estratégicos.
Já João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Acção Climática, reforça a exigência crescente dos consumidores e indica que «as cadeias que disponibilizam os bens têm cada vez mais poder». De acordo com o ministro, o Lidl é «exemplar no processo que está a fazer. O compromisso do Lidl vai muito além da mobilidade eléctrica e tem um compromisso assumido no consumo de plástico».
Este projecto é financiado exclusivamente através de capitais próprios, garante o Lidl, apontando para um milhão de euros. A rede completa deverá ter mais de 40 postos de carregamento, até Fevereiro de 2021.