Carolina Varela (Iberdrola): «O desporto feminino é um veículo para promover a igualdade de género»
No âmbito do projecto “Diversidade é Energia!”, a Iberdrola Portugal e a Professional Women ‘s Network Lisbon (PWN Lisbon) celebraram uma parceria com o objectivo de alinhar estratégias e iniciativas que promovam a diversidade, inclusão e igualdade de oportunidades corporativas, através de formações e acções junto dos principais stakeholders da Iberdrola. Trata-se de uma parceria que está alinhada com a missão da Iberdrola de contribuir para a igualdade de género e inclusão.
No contexto desta parceria, a Iberdrola vai envolver a PWN Lisbon em acções relacionadas com o contexto de diversidade e inclusão junto dos seus principais stakeholders e participar nos programas da PWN Lisbon de Neuroliderança, Mentoring e Youth numa lógica de partilha de boas práticas.
«É importante mudar o paradigma social e, à semelhança do que temos vindo a fazer noutros países, queremos sempre dar o nosso contributo e aprender com as entidades que trabalham diariamente para criar uma sociedade mais justa e igualitária. Seja com parcerias que elevam a causa como é o caso desta que anunciamos, seja como a promoção do futebol feminino, onde recentemente a Iberdrola se tornou patrocinadora oficial da selecção nacional e principais competições nacionais», comenta Alejandra Reyna Blanco, directora-geral da Iberdrola Renováveis Portugal.
Carolina Varela, head of Brand, Communication and Sponsorships da Iberdrola, recorda que na promoção do desporto feminino, depois de o ter feito em Espanha, no Brasil e na Escócia, a empresa anunciou o patrocínio à selecção nacional sob alçada da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a todas as competições de futebol feminino organizadas pela FPF. E em conversa com a Marketeer explicou motivos e objectivos desta patrocínio.
A Iberdrola anunciou este mês o patrocínio a todas as competições de futebol feminino organizadas pela FPF. O que é que este patrocínio aporta à marca?
Há mais de 20 anos em Portugal, a Iberdrola é líder global na transição energética e na descarbonização, com uma visão de proximidade e criação de impacto positivo na comunidade.
O compromisso que assumimos com a mudança para um planeta mais sustentável leva-nos além do território da energia verde. O patrocínio às “Navegadoras” e a todas as competições de futebol feminino organizadas pela FPF em Portugal é uma das faces da extensão deste compromisso e evidencia o papel activo que, cada vez mais, queremos ter na sociedade. É um patrocínio que reflecte os valores da marca Iberdrola e uma expressão da ambição que temos de contribuir para a criação de uma sociedade mais igualitária, onde o acesso e as oportunidades sejam cada vez mais iguais entre géneros.
Existem apoios nesta área em outras geografias onde a Iberdrola está presente?
Um dos valores estruturais da Iberdrola passa por servir como força inclusiva. Vemos, no desporto feminino, um veículo para promover a igualdade de género. Queremos ajudar a dar mais visibilidade ao futebol feminino e criar condições para que cada vez mais atletas possam ter a oportunidade de demonstrar as suas capacidades, força e determinação.
O nosso apoio ao futebol feminino estende-se além fronteiras: patrocinamos a Seleção Nacional Feminina de Futebol em Espanha e no Brasil, a liga escocesa e a Scottish Women’s Football, na Escócia.
Está nos planos da marca alargar os patrocínios desportivos a outras modalidades em Portugal?
Nesta fase, estamos focados no arranque deste patrocínio com a FPF, mas continuamos atentos e a querer aumentar, cada vez mais, o nosso contributo para a promoção da igualdade através do desporto.
A Iberdrola aposta fortemente no desporto feminino a nível global, abrangendo diferentes modalidades além do futebol, como atletismo, hóquei, padel, ciclismo, natação, ginástica, esgrima, vela, voleibol, patinagem, surf, ténis, rugby entre muitas mais.
Com este compromisso, a Iberdrola contribui para promover o sucesso do desporto feminino, promovendo a igualdade de oportunidades, bem como hábitos saudáveis na sociedade desde cedo.
Ao nível de patrocínios, que outras áreas vão merecer o apoio da Iberdrola este ano?
Estando sempre atentos a novas oportunidades, a aposta, no momento, está no patrocínio ao futebol feminino. A promoção da igualdade, diversidade e inclusão na sociedade actual é um tema prioritário para a Iberdrola e tentamos, sempre que possível, dar o nosso apoio a eventos e iniciativas desportivas com mulheres em destaque.
Além do futebol, patrocinamos outras iniciativas relacionadas com o desporto como, por exemplo, a edição de 2023 da Corrida Sempre Mulher, contribuindo para a luta contra o cancro da mama.
Estamos a trabalhar activamente em várias vertentes e acreditamos que o desporto tem o poder de impulsionar mudanças sociais.
Continua a fazer sentido o apoio às mulheres em particular?
A Iberdrola está firmemente comprometida em alcançar o objectivo estipulado pelas Nações Unidas em relação à igualdade de género. De acordo com o Global Gender Gap Index 2023, ainda nenhum país atingiu a paridade de género e Portugal surge em 15º posição, abaixo da posição global da União Europeia.
Apesar dos progressos que se têm registado nas últimas décadas, existe, ainda, um longo caminho a percorrer, para que a igualdade seja alcançada e a Iberdrola quer ter um papel activo na contribuição para esta meta.
Texto de Maria João Lima