Caracóis de 700 quilos invadem o centro comercial Colombo
Lisboa está a ser invadida por caracóis gigantes, mas é por um bem maior. Trata-se da inauguração da exposição “Regener’Art”, que pretende estimular o debate sobre a importância e o impacto ambiental da regeneração do plástico.
Pela primeira vez em Portugal, a mostra de 126 caracóis de variados tamanhos espalhados pela Praça Central do Colombo, bem como em duas estações ferroviárias de Lisboa, está disponível até 3 de Setembro e é de entrada gratuita, assinalando a 13.ª edição do projecto pioneiro do Colombo que contribui para a democratização da cultura.
Durante os próximos meses, o centro comercial terá dezenas de caracóis de diferentes tamanhos e cores, desde o fúscia ao amarelo numa instalação de arte imersiva. O caracol surge como símbolo do renascimento, da regeneração e da melhoria da vida, sendo um dos animais mais significativos para os seus criadores, o colectivo artístico Cracking Art, numa analogia directa com o tema da exposição.
Para a mostra, são usados 80 caracóis pequenos (240 quilos), 40 médios (400 quilos) e 6 grandes (680 quilos), criados através de rotomoldagem, sistema de produção onde o pó plástico adere às paredes do molde por rotação. Assim, os 126 caracóis da exposição “Regener’Art”, que conta com a curadoria e produção executiva da State of the Art (SOTA), representam um total de 1300 quilos, dos quais até 520 são plástico regenerado.
Numa extensão da exposição e, em parceria com as Infraestruturas de Portugal, servindo de convite à exposição e sensibilização para o tema, são também apresentadas duas esculturas de grandes dimensões nas entradas das estações ferroviárias do Rossio e de Roma-Areeiro, em Lisboa.
«As exposições promovidas pela ‘A Arte Chegou ao Colombo’, o projecto pioneiro do centro que nasceu da vontade de divulgar, promover e democratizar a interacção com a arte de forma gratuita e acessível a todos, já foram visitadas por mais de 1.4 milhões de pessoas ao longo destes mais de 10 anos. Nesta edição, além de proporcionarmos uma experiência cultural que está pela primeira vez em Portugal a todos os nossos visitantes, sensibilizamos de uma forma inesperada para uma das principais preocupações atuais: a sustentabilidade — que é um foco do Colombo desde a sua génese», refere, em comunicado, Paulo Gomes, director do Centro Colombo.