Cansado de escolher o que ver? Netflix testa canal de televisão linear

Tal como a Amazon, que apesar de ser um dos maiores players do mercado digital se aventurou na abertura de lojas físicas, também a Netflix está a testar as águas de uma dinâmica mais tradicional. A plataforma de streaming escolheu França para testar um canal de televisão linear.

O que é que isto significa? Em oposição à lógica on-demand, um canal linear não permite que os espectadores escolham o que querem ver, quando querem ver. Designado Direct, o novo canal oferece uma selecção de conteúdos pré-programados, que deverá incluir alguns dos filmes, séries e documentários mais populares da Netflix.

Quando os subscritores escolhem o Direct no menu da plataforma, podem, então, assistir a conteúdos sem ter de fazer qualquer outra escolha, tal como acontece na televisão tradicional. Mais: não podem sequer andar para trás, segundo reporta o site Frandoid.

Em comunicado, a Netflix esclarece que o consumo de televisão tradicional ainda é muito popular em França, embora este seja um dos mercados mais importantes do serviço de streaming – somando 9 milhões de subscritores. “Muitos espectadores gostam de evitar ter de escolher o que ver.”

A Netflix terá ainda outro motivo para apostar numa solução deste tipo. Ao escolher a programação de um canal, terá oportunidade de apresentar aos espectadores conteúdos que, de outra forma, poderiam passar despercebidos.

“Se estás sem inspiração ou estás a usar a Netflix pela primeira vez, podes deixar-te levar sem ter de escolher um título em particular e ser surpreendido pela diversidade do catálogo da Netflix.”

Segundo o Engadget, o canal Direct terá programação 24 horas sobre 24 horas, com actualização a cada cinco dias. Será a mesma programação para todos os utilizadores, com base nos conteúdos que são mais populares naquele momento. Os gostos ou interesses pessoais de cada um não são tidos em consideração.

Artigos relacionados