Cansado das Barbies? Mattel lança programa-piloto de reciclagem
Brinquedos antigos que estão apenas a ganhar pó e a ocupar espaço na arrecadação podem ganhar nova vida graças ao programa-piloto que a Mattel está a lançar sob o mote “Mattel PlayBack”. Destinado a produtos de marcas detidas pela empresa, como Barbie ou Mega Toys, tem como missão recuperar ou reutilizar materiais de brinquedos antigos na produção de novas bonecas, por exemplo.
O programa-piloto vai ser lançado nos Estados Unidos da América e no Canadá e faz parte da estratégia de sustentabilidade da Mattel. Anteriormente, a empresa já se tinha comprometido a usar exclusivamente materiais reciclados, recicláveis ou à base de plástico de origem biológica, até 2030. Este compromisso estende-se aos produtos mas também às embalagens em que os mesmos chegam às lojas.
Para participar na nova iniciativa, os consumidores do outro lado do Atlântico têm apenas de visitar o site da Mattel e pedir uma etiqueta que garante o envio gratuito dos brinquedos. Assim que chegarem à empresa, os brinquedos serão divididos por materiais, seguindo depois para a fase de processamento e reciclagem. Todos os materiais que não possam ser reaproveitados serão convertidos em energia.
«Conseguimos manter estes materiais valiosos fora de um aterro e temos a oportunidade de aprender a partir do modelo circular», afirma Pamela Gill-Alabaster, global head of Sustainability da Mattel, em entrevista à CNN.
A mesma publicação adianta ainda que a Mattel está a lançar programas semelhantes na Europa com a ajuda de parceiros, nomeadamente em França, na Alemanha e no Reino Unido.