Cannes: Torke vence bronze com Galeria de Arte Urbana
O primeiro leão português da edição de 2012 do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que arrancou no passado dia 17, foi atribuído à Torke, pelo projecto Galeria de Arte Urbana, desenvolvido para a Câmara Municipal de de Lisboa. Com o trabalho, a agência arrecadou um bronze na categoria de Relações Públicas, que contava com José Manuel Costa (GCI) como jurado.
Como destaca o Meios e Publicidade, naquela competição o grande prémio foi entregue à JWT de Porto Rico, pelo projecto criado para o Banco Popular, que teve por base a mudança da letra de uma música popular daquela região. Na categoria de Relações Públicas, e em representação de Portugal, apenas a Torke chegou a finalista.
Na competição de Design do certame, O Escritório, com a imagem do Canal 180, é o único finalista português. A short list foi hoje revelada. De referir que Filipe Mesquita, da This is Pacifica, é membro do júri que avaliou os trabalhos.
Mas há mais representantes portugueses noutras categorias. A DraftFCB está na shortlist de Imprensa com oito peças: Mark Twain, Agatha Christie e James Joyce, desenvolvidas para a Avelar Machado, Titanic, Kill Bill e King Kong, para a Universidade Nova, e Jogador de Futebol Profissional e Príncipe Árabe, para a Harmony XL-Fit. Na corrida pelos leões em Media está a Grey, com o projecto See It In Action, criado para a Dreamia.
Foram já revelados os trabalhos finalistas nas competições de Eficácia, Direct, Outdoor, Promoções & Activação, Mobile, Cyber e Rádio. Não há, no entanto, projectos portugueses na shortlist.
Hoje, ao início da noite, serão entregues os leões das categorias de Eficácia, Media, Mobile e Outdoor.