Cannes: Grand Prix para ideias simples e poderosas

Já são conhecidos os vencedores do Grand Prix em quase todas as categorias dos Cannes Lions, a decorrer neste momento em França. Portugal, apesar de já ter vencido Leões de Bronze, Prata e até um de Ouro, não é o responsável por nenhum dos grandes prémios. Estes estão reservados, até agora, para trabalhos britânicos, franceses, japoneses, neozelandeses e suecos.

Em “Product Design”, o Grand Prix vai para “Jacquard” criado pelo Google Creative Lab londrino para a Google. O júri elogia, em comunicado, a multiplicidade de usos deste produto que permite incorporar tecnologia em tecidos. Segue-se “Creative Effectiveness”, cujo prémio principal foi entregue a “Monty’s” Christmas” da Adam & Eve DDB para a John Lewis. A campanha de Natal britânica destacou-se por utilizar a criatividade para criar resultados excepcionais e crescimento do lucro.

A campanha “Because Recollection” da parisiense 84 para a Because Music recebeu o Grand Prix inaugural da categoria “Digital Craft”. O presidente do júri Wesley ter Haar descreve o trabalho como uma peça de celebração que comemora a música de uma forma que apenas o digital conseguiria. Em “Design”, o Grand Prix foi para a Dentsu e para a campanha “Life’s Electric” que criou para a Panasonic. O projecto japonês explora o «paradoxo de integrar valores tradicionais e tecnologia», segundo o júri.

Resta apenas conhecer os vencedores do Grand Prix de “Outdoor” e “PR”. No primeiro caso, o maior prémio do festival foi entregue a “Brewtroleum”, criada pela Colenso BBDO para a Heineken da Nova Zelândia. Já o segundo coube a “The Organic Effect” da Forsman & Bonderfors para a sueca Coop.

O júri de “Outdoor” elogia a campanha vencedora devido ao facto de mostrar que este tipo de comunicação exterior não tem limites. Por seu turno, o júri de “PR” diz que queriam premiar um trabalho cujo motor fosse uma ideia simples mas poderosa.

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