Cannes: Grand Prix para fast-food

Já são conhecidos os trabalhos vencedores dos grandes prémios da edição deste ano dos Cannes Lions nas categorias “Promo & Activation”, “Print & Publishing”, “Direct”, “Radio” e “Glass: The Lions for Change”. Durante a noite de ontem, os Leões foram entregues a marcas como Burger King e Associação de Turismo da Suécia, além de terem sido revelados também os vencedores portugueses: ao todo, Portugal conta já com três Leões na mala.

Quanto ao Grand Prix, o principal prémio de cada categoria, “OptOutside” venceu em “Promo & Activation”. A campanha da Venables Bell & Partners para a cadeia de retalho REI conseguiu o elogio do júri que destacou o facto de este trabalho valorizar o consumidor em detrimento do lucro a curto prazo.

Em “Print & Publishing”, o Grand Prix foi para “McWhopper”. A tentativa de tréguas da Burger King com a McDonald’s, assinada pela Y&R NZ, valeu o reconhecimento em Cannes. Segundo o júri, citado em comunicado, a campanha tem mérito por ter conseguido iniciar uma conversa sobre o tema.

Segue-se “Direct” e a campanha “The Swedish Number”, criada pela INGO Stockholm para a Swedish Tourist Association. A campanha que colocou pessoas de todo o mundo a ligar para cidadãos suecos para conhecer melhor o país arrecadou o Grand Prix. “É refrescante ver uma campanha que une 9,5 milhões de embaixadores globais da marca através da forma mais directa de comunicação: uma chamada telefónica de um para um», conta Mark Tutssel, presidente do júri da categoria.

“The Everyman Meal – Coloured Weights” venceu o Grand Prix em “Radio”. Mais uma vez, uma cadeia de restauração a vencer o maior prémio dos Cannes Lions, já que a campanha foi criada pela Ogilvy & Mather de Joanesburgo para a KFC.

Por fim, a categoria “Glass: The Lion for Change” deu o Grand Prix a “6 Pack Band” da Mindshare de Mumbai para a Hindustan Unilever. Esta categoria, criada em parceria com a organização Lean In.Org, pretende distinguir trabalhos que tenham um impacto positivo na luta contra a desigualdade de género ou injustiça.

Artigos relacionados