Candidaturas para o Student Development Programme da Canon já abriram

O Student Development Programme da Canon está de volta e vai dar a oportunidade a 100 estudantes de receberem mentoria por parte de profissionais da área fotográfica durante seis a 12 meses. As candidaturas abrem hoje e decorrem até 29 de Abril.

Este programa educacional pretende “cultivar a próxima geração de fotojornalistas”, de acordo com a marca, “ao criar uma rede de networking para contadores de histórias visuais”. A iniciativa trabalha com um conjunto de especialistas internacionais para apoiar os participantes e oferecer-lhes os conhecimentos e a inspiração de que necessitam para lançarem as suas carreiras.

As candidaturas serão avaliadas por um painel de editores da AFP (Agence France-Presse), Getty Images e Reuters, que vão decidir a lista inicial dos 100 jovens mais promissores da Europa, Médio Oriente e África. Uma vez seleccionados, cada um dos participantes será acompanhado por um dos mentores e, ao longo dos meses de Junho e Julho, serão completadas três sessões virtuais para melhorar o portefólio e a sinopse dos respectivos projectos.

Com base nestas sessões, cada mentor irá nomear os seus candidatos mais fortes e um grupo de 30 pessoas será escolhido por um painel independente para passar às fases seguintes do programa. Uma dessas fases é a participação no workshop da Canon, que terá lugar na preparação para o festival Visa pour l’image em Perpignan, França.

«O Student Development Programme da Canon oferece aos fotógrafos que se encontram nas fases iniciais de carreira acesso directo a alguns dos mais experientes fotojornalistas, que podem partilhar o que aprenderam ao longo de décadas a trabalhar na área e mostrar algumas das dicas e técnicas que utilizam para criar storytelling visual. Os estudantes vão ter a oportunidade de aprender as várias fases de ideação, investigação, concepção e execução, e depois vão poder melhorar e partilhar o seu trabalho com editores e o público em geral», comenta, em comunicado, Finbarr O’Reilly, mentor do programa e embaixador Canon.

Artigos relacionados