Campus IST será sustentável com Galp Energia

istA Galp Energia e o Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, firmaram um acordo de Cooperação Científica e Tecnológica e Promoção da Sustentabilidade e Eficiência Energética. Neste âmbito, as entidades promoverão e realizarão projectos conjuntos de eficiência energética, a aplicar às instalações do IST, criando assim um campus sustentável.

Na sequência desta iniciativa será feita uma simulação dinâmica dos edifícios do IST, com uma área global de 110 mil m2, a partir da qual será elaborado um projecto de eficiência energética para o campus Alameda do IST. Segundo as entidades, será também definida e colocada em prática uma metodologia de gestão energética que permitirá ao IST atingir padrões de eficiência e de utilização de energias renováveis, alinhados com as melhores práticas de campus universitários de referência.

Paralelamente será construído um Laboratório de Conhecimento em Eficiência Energética (LEE), que as entidades pretendem que venha a ser um espaço de trabalho e debate de ideias que permita o aprofundamento de conhecimentos em matéria de eficiência energética. Este laboratório integrará a Rede LEE, que contempla as universidades de Aveiro e da Beira Interior, que se encontram igualmente a implementar o conceito de campus sustentáveis em parceria com a Galp Energia.

Eficiência energética, cooperação para a inovação em rede e mobilidade sustentável são os três vectores sobre os quais vão assentar os projetos tecnológicos desenvolvidos por ambas as partes.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...