Campanha “Fearless Girl” arrebatou Cannes

Uma estátua de bronze pela igualdade de género foi o trabalho em destaque na noite de ontem do festival de criatividade Cannes Lions. A campanha “Fearless Girl”, da McCann New York, conquistou três Grand Prix, nas categorias de Relações Públicas, Outdoor e Glass.

A campanha, desenvolvida para a empresa de serviços financeiros State Street Global Advisors, envolveu a colocação de uma estátua de bronze com a forma de uma menina num local emblemático, Wall Street, o coração financeiro de Nova Iorque. O objectivo da campanha foi o de incentivar as empresas e organizações a colocarem mais mulheres em posições de liderança, bem como chamar a atenção para o fundo “SHE”, através do qual a State Street Global Advisors investe em empresas que apostam em quadros femininos.

«É difícil vencer três [Leões] em três [categorias]», afirmou Wendy Clark, CEO da DDB North American e presidente do júri do Glass Lions. A campanha «inspirou e transformou o mundo», sublinha a responsável, acrescentando que a mesma simboliza «as esperanças e ambições de todas as meninas deste mundo.»

A categoria Glass: The Lion for Change recebeu 203 inscrições, sendo que o júri entregou ainda dois Leões de Ouro, três de Prata e cinco Bronzes.

Na categoria de Outdoor, foi ainda entregue um segundo Grand Prix ao Twitter, pela campanha exterior que envolveu 10 diferentes execuções. A campanha utilizou o símbolo da hashtag para relevar alguns dos principais temas do último ano, como o problema do porte de armas nos EUA, o embate político entre Hillary Clinton e Donald Trump ou a morte de Prince. Na mesma categoria, foram ainda entregues 20 Ouros, 30 Pratas e 58 Bronzes.

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