Campanha de Natal: 7 acções de Marketing Digital para vender mais
Por Marco Gouveia, consultor e formador de Marketing Digital, CEO da Escola Marketing Digital e da Influenza
A Black Friday dá o tiro de partida para a maior altura de compras do ano. Por isso, é hora de começar a preparar a sua campanha de Natal e explorar as oportunidades de venda a quem ainda não comprou todos os presentes de Natal na Black Friday. Neste artigo, revelo 7 acções a incluir na sua estratégia de Marketing Digital de modo a vender mais nesta altura do ano.
Aproveite a base de dados gerada na Black Friday. Certamente, acaba de sair de um óptimo momento para a sua loja online: alcançou um volume de tráfego bastante superior ao normal e conseguiu aumentar significativamente a sua base de leads e clientes, estou certo? Então, é um bom momento para incentivar os clientes que adquiriram os seus produtos ou serviços na Black Friday a comprarem novamente! A probabilidade de vender a alguém que já comprou da sua marca e teve uma boa experiência é sempre maior do que a probabilidade de vender a um novo cliente.
Crie Landing Pages e pop-ups de saída para captar contactos. Um dos pontos iniciais para uma campanha de Natal que dê resultados é a geração de Leads. Para começar, crie uma Landing Page específica de Natal para conseguir algumas informações importantes e enviar ofertas personalizadas. Outra forma de converter os visitantes do seu site em Leads é com pop-ups. Coloque-os em páginas estratégicas, como a homepage e algumas páginas de produtos. Dica: ofereça um benefício em troca do contacto (descontos, conteúdos gratuitos, portes grátis, etc.).
Prepare campanhas de E-mail Marketing. Envie e-mails a apresentar o seu catálogo digital, partilhe códigos de desconto e direccione as pessoas directamente para a página do produto. Uma outra ideia é incentivar os visitantes da sua loja online a criarem uma lista de desejos e lembrá-los da mesma enviando um e-mail mais próximo da data, aproveitando para dar a conhecer ofertas similares ou complementares ao que o cliente listou. Crie um template natalício e não caia no erro de enviar o mesmo e-mail para toda a base de dados, sem segmentação alguma. Separe as suas promoções por interesse de cada perfil de público e envie e-mails diferentes de acordo com cada um dos perfis criados.
Crie uma página com as ofertas da campanha de Natal. Desta forma, é mais fácil fazer campanhas direccionadas para as suas melhores ofertas. Além disso, é uma boa página para ser promovida nas redes sociais, em campanhas de e-mail marketing e através de anúncios. É importante destacar esta página dentro do seu site. Pode inserir um banner na homepage ou criar um menu especial de Natal para mostrar às pessoas que a sua marca tem essas ofertas temáticas. Isso pode funcionar especialmente com pessoas que ainda não têm uma ideia fixa sobre o que comprar, pois mostra-lhes as melhores opções de presentes, ajudando na tomada de decisão.
Crie páginas com sugestões de presentes de Natal. Ajude o seu cliente a encontrar aquilo de que precisa, mesmo quando o próprio ainda não sabe. Podem ser ideias para o amigo secreto do trabalho, para família, filhos, pais, amigos, namorado(a), etc. Outra ideia é criar sugestões com base no que a pessoa gosta: presentes para quem tem um perfil mais intelectual, para quem é caseiro, para quem gosta de viajar, para quem é atleta e assim por diante… Ah! E promova estas sugestões nas redes sociais, que normalmente são um êxito!
Apareça no Google para as pesquisas de Natal. O Google é a maior fonte de tráfego para sites, blogs e e-commerces, e, nesta altura, o volume de pesquisas relacionadas com o Natal é, obviamente, imenso. Para aproveitar a oportunidade, faça uma pesquisa de palavras-chave através do Google Keywords Planner, Ubersuggest ou SEMrush para o termo “presentes de natal”, por exemplo, que já dá para ter uma boa ideia sobre aquilo que as pessoas mais estão a pesquisar. Além da vertente orgânica, que pode trabalhar através de conteúdo no seu site, deve ainda fazer anúncios no Google aproveitando estas palavras-chave sazonais com maior volume de pesquisa.
Promova campanhas de entrega rápida. Todos nós conhecemos bem a azáfama do Natal. Falta sempre um presente para alguém e por muito que tentemos fazer tudo com antecedência, acabamos por andar num desassossego nos dias anteriores à data. Posto isto, ter campanhas de entrega rápida é uma excelente estratégia para incentivar a tomada de decisão até ao último momento. Ninguém gosta de fazer aquelas últimas compras de Natal quando os centros comerciais estão sobrelotados e a probabilidade de já não haver os produtos que queremos é alta. Por isso, deixe bem claro para o cliente que, se optar pela sua marca, pode comprar online, evitando as filas horríveis das lojas físicas, e o presente chegará a tempo.
Lembre-se de que esta é uma das datas mais esperadas do ano e é também a que apresenta os maiores picos nos gráficos de procura e venda, pelo que vale a pena caprichar. Não se esqueça de incorporar o espírito natalício em toda a sua comunicação e potencialize a sua campanha de Natal com estas 7 acções de marketing digital. Ho ho ho! (ou, traduzindo para linguagem de marketeer, boas vendas!).