Campanha #BrigadaMaisPresente quer valorizar o trabalho dos cantoneiros
Com o mote “Abra caminho à #BrigadaMaisPresente. #DesembrulheoNatal”, a Associação Limpeza Urbana (ALU) lança uma campanha destinada a alertar municípios e cidadãos para a importância de manter as cidades limpas nesta época natalícia – quando os caixotes do lixo tendem a transbordar.
Nesta altura do ano, os horários de muitos serviços de recolha e limpeza são alterados, para que os trabalhadores da recolha e limpeza possam passar uma parte do Natal com as suas famílias. Para Luís Almeida Capão, presidente da ALU, «o excesso de desperdício e a colocação dos resíduos nos caixotes errados, e até no chão, colocam aos municípios um desafio de gestão de recursos nestes dias».
Por isso, a associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis lança esta campanha para pedir que as pessoas tenham mais atenção quando colocam os resíduos nos contentores e para que valorizem o trabalho dos cantoneiros.
«Durante a pandemia, houve alguma atenção relativamente aos trabalhadores da recolha de resíduos e da limpeza urbana, que nunca pararam, mas rapidamente esse cuidado se desvaneceu. Temos de valorizar estes trabalhadores que têm um trabalho difícil e pouco reconhecido no dia-a-dia e que trabalham quase todos os dias. São, de facto, a Brigada Mais Presente» afirma Luís Almeida Capão.
De acordo com o mesmo responsável, existem, em Portugal, cerca de 12 mil trabalhadores de limpeza urbana e mais de 15 mil trabalhadores de recolha de resíduos. São eles que esvaziam os caixotes do lixo, limpam e lavam o chão, cortam as ervas, limpam os grafitis, desentopem as sarjetas, arranjam os jardins, entre outras tarefas. «São actividades que requerem uma grande presença nas ruas e na vida das pessoas.»