Camião da Esperança vai realizar testes ao COVID-19 fora dos grandes centros

No próximo sábado, dia 18, faz-se à estrada o Camião da Esperança. Trata-se de uma unidade móvel de informação e rastreio, com médicos, enfermeiros e admnistrativos a bordo. Esta unidade irá circular, até 19 de Maio, sobretudo fora dos grandes centros urbanos e realizar dezenas de testes diários ao COVID-19, estando o arranque marcado para o concelho de Vila Real.

O obejctivo do Camião da Esperança é, aliás, aumentar o número de testes em comunidades com problemas de mobilidade, minimizando o impacto do novo coronavírus em Portugal. A coordenação está a cargo da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, sendo o projecto articulado com as autoridades de saúde do Norte, Centro e Sul, bem como com os vários municípios envolvidos.

Existe ainda um conjunto de organizações parceiras, como é o caso da KPMG, Galp, TVI, Rádio Comercial, Unilabs, Mundipharma, Planetiers World Gathering e GlobalSport. São estas as entidades que suportam os custos, logística e divulgação da operação, que terá a certificação da KPMG.

Os municípios comparticiparão os testes realizados e definirão, em parceria com as autoridades de saúde, quais os casos prioritários. O Camião da Esperança está preparado para cerca de 100 testes diários e a expectativa é de que os resultados possam ser divulgados no prazo de 48 horas.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...