Câmara de Comércio e Indústria lança e-book com tendências de Marketing para 2021
Mais de 60 responsáveis de Marketing de 21 sectores de actividade juntaram-se para desenvolver um e-book sobre as tendências que as marcas devem ter em atenção ao desenharem os seus planos para 2021. Elaborado pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), o e-book está disponível para consulta online.
“Fazer previsões hoje em dia é quase impossível mas, a verdade, é que nos encontramos seguramente melhor preparados para saber responder e agir em situações adversas. Empresas ágeis, com maior capacidade de acção (e menos reacção), serão aquelas que terão maior capacidade competitiva e de adaptação às novas exigências”, adianta a CCIP, lembrando que é já inegável o impacto do novo coronavírus.
Por entre os testemunhos recolhidos para elaborar este guia, a CCIP notou uma preocupação crescente em entender o que é o chamado “novo normal” e quais os hábitos que estão a nascer. Será que alguns deles são para ficar, ao passo que outros serão abandonados assim que possível?
Entre as principais conclusões, a CCIP destaca a importância de colocar o cliente no centro de todas as acções: “Há uma clara aposta na proximidade e na criação de relacionamentos duradouros. As empresas procuram transmitir confiança através da humanização das marcas e gestos de empatia, não só com os clientes mas com os seus colaboradores, fornecedores, parceiros e stakeholders.”
Também o propósito é uma tendência crescente, sendo necessário ir além da simples definição do mesmo. As marcas devem fazer com que o propósito seja sentido, interna e externamente, em tudo o que fazem.
No caso da sustentabilidade, por exemplo, não basta afirmar que se quer ser mais ecológico. É preciso apresentar objectivos concretos e planos para atingir essas metas.
Destaque ainda para a tecnologia, que terá um papel crucial na definição de novas experiências. Inteligência artificial, realidade aumentada e chatbots são algumas das tecnologias em evidência, mas também conceitos como phygital ou omnicalidade.