Câmara da Amadora lança campanha contra a violência doméstica

“Faça-se ouvir” é o frase que serve de grito de guerra na nova campanha de sensibilização contra a violência doméstica. Desenvolvida pela consultora de comunicação Catch para a Câmara Municipal da Amadora (CMA), aponta à prevenção e ao combate deste problema, lembrando que “O Poder é seu. Por si e pelos outros, para acabar com a violência doméstica”.

Em comunicado, a Catch indica ter ganho a campanha no âmbito de um concurso público lançado pela autarquia e que o processo implicou a criação de uma estratégia integrada de comunicação multicanal. Todos os aspectos do trabalho – desde o conceito à imagem, passando pelo tom e estilo de comunicação – foram escolhidos com base na certeza de que a violência doméstica é transversal a toda a sociedade, independentemente do género, idade, etnia ou classe social, embora as vítimas continuem a ser, sobretudo, mulheres.

«Este foi um dos projectos mais desafiantes em que estivemos envolvidos porque há claramente uma responsabilidade acrescida quando se impactam vidas, mas especialmente porque queremos que esta campanha contribua para prevenir e ajudar mais vítimas de violência doméstica a sair deste flagelo», afirma Tania Lamerton Viegas, partner da Catch. A campanha vai ser divulgada através de mupis, cartazes, flyers, vídeo e teasers nas redes sociais e plataformas digitais.

Segundo Ana Moreno, chefe da Divisão de Intervenção Social da CMA, a missão da campanha será «prevenir e reduzir os comportamentos de violência doméstica, sejam estes infligidos a nível psicológico, físico, sexual, social ou económico», mas também «ajudar as vítimas a identificar comportamentos e motivá-las a denunciar mais cedo a situação», apelando também a que terceiros que tenham conhecimento de situações deste tipo actuem.

Por fim, a Câmara Municipal da Amadora pretende divulgar o Serviço de Atendimento Especializado a Vítimas de Violência (SAEVV).

Artigos relacionados